Setor de Agricultura Familiar realiza evento de avaliação e oficinas práticas

Um encontro que reuniu a coordenação do Mandacaru, técnicos e famílias agricultoras que trabalham projetos no campo da agricultura familiar aconteceu no último sábado dia 16 na Ecoescola Thomas a Kempis. O evento teve como objetivo avaliar as atividades do setor de agricultura familiar junto as famílias que recebem assessoria técnica do Mandacaru. Teve como objetivo também fortalecer as boas práticas de convivência local. No encontro foram realizadas também duas oficinas, sendo uma de defensivos naturais e uma outra de ração balanceada.

No primeiro momento da manhã o técnico Uchôa proferiu uma palestra abordando o índice de agrotóxico nos alimentos consumidos pela população como carnes, frutas e hortaliças produzidas pelo agronegócio. Apresentou aos participantes algumas razões práticas porque se torna urgente a agricultura familiar ampliar sua produção agroecológica. Na segunda parte da manhã foi realizada a avaliação das ações trabalhadas em 2019 pelo setor  juntos as famílias nas comunidades que tem hortas sombreadas, criação de pequenos animais além dos quintais produtivos.

No período da tarde ocorreram duas oficinas onde o público pode participar do rodízio de práticas, ou seja, quem ficou antes na oficina de ração balanceada pode no segundo momento participar e praticar na produção de defensivos naturais. A ideia é treinar e motivar as famílias a produzirem de maneira sustentável a alimentação de seus pequenos animais.

Segundo o técnico Uchôa, um dos coordenadores do encontro, momentos assim fortalecem a parceria entre o Centro de Formação Mandacaru e as famílias agricultoras. Na avaliação das atividades foi possível também perceber quais demandas serão estratégicas para o plano de ação do próximo ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s