Pedro II sedia o maior evento de sabedoria popular do Norte do Piauí

Com o objetivo de manter viva a sabedoria popular e valorizar a cultura do campo passada de geração para geração, o Centro de Formação Mandacaru realiza todos os anos o Encontro dos Profetas da Chuva, sempre após a primeira lua cheia de janeiro, uma das grandes experiências observadas por profetas e profetizas. Um encontro que reúne não apenas sábias pessoas que observam os sinais da natureza, como também reúne acadêmicos, professores/as, estudantes, técnicos e populares admiradores do movimento.

O Encontro dos Profetas da Chuva teve este ano a realização de sua XII edição e foi também o maior em participação de profetas e profetizas desde o primeiro encontro no ano de 2009. Em média de participantes a cada ano é entre 11 e 13 profetas, porém 2020 vai ficar registrado como o ano em que se teve a maior participação dessas sábias pessoas, foram ao todo 19 profetas, sendo 17 homens e 02 mulheres. Ao longo dos anos, o encontro tem se tornado o maior evento de sabedoria popular da região norte do Piauí.

Durante toda uma manhã os profetas tem a oportunidade de contar suas histórias de sabedoria, recitar cordéis, falar da plantação e produção da roça e o principal momento aguardo por todos, as previsões do inverno segundo os sinais da natureza observados por eles, o que eles perceberam nas plantas, nos ventos, na lua e nos pequenos animais sobre as chuvas nos próximos meses. Cada um apresenta o que se observou na natureza quanto a previsão das chuvas.

O encontro dos Profetas da chuva tem se destacado especialmente por motivar sábios agricultores a manter vivo um conhecimento popular passado de geração para geração. Um dos grandes desafios para a organização do encontro é aumentar a participação das mulheres. Assim como os homens, muitas mulheres trazem consigo esta valiosa cultura, mas que na sua maioria fica no anonimato.

Parceira desde a primeira edição e contribuindo na divulgação do evento, a Matões FM traz a cada ano após a realização do encontro uma serie especial no Jornal Fatos e Notícias. Na série são apresentados o depoimento de cada profeta ou profetiza.

O XII Encontro dos Profetas da Chuva aconteceu na comunidade Tapera dos Vital no último sábado dia 11 de janeiro.

Deixe um comentário