
Uma delegação de cinco estudantes e um professor da Escola Quilombola Ilê Omo Onru do município de Regeneração a 140 km de Teresina estiveram na Ecoescola Thomas a Kempis no período de 12 a 15 de maio para uma visita técnica e partilha de conhecimentos. No intercâmbio, os estudantes conheceram a metodologia, a proposta, a programação e o dia a dia do modelo de educação contextualizada aplicada pela Ecoescola. O professor Laércio Moura que acompanha os estudantes explicou que a Escola Quilombola Ilê Omo Onru está em fase de implantação no modelo de estudos de tempo integral, por isso, se faz necessário eles conhecerem escolas com experiências neste formato para que possam melhorar e fortalecer sua metodologia.
Foi elaborada uma agenda específica nesses dias para que os estudantes pudessem acompanhar de perto as diferentes atividades na escola, tanto na sala de aula quanto nas tarefas práticas das áreas e oficinas. Foram incluídas na programação também visitas externas, como a Pinacoteca das Artes no centro da cidade, a Escola Família Agrícola Santa Ângela – EFASA e ainda no Museu Indígena na comunidade Nazaré, Lagoa de São Francisco.
Esse intercâmbio teve o apoio da Secretaria de Educação do Estado do Piauí – SEDUC, parceira do Mandacaru. A Ecoescola Thomas a Kempis desenvolve o modelo de uma educação contextualizada em tempo integral destinado aos filhos/as de famílias agricultoras e/ou de baixa renda de Pedro II.