
Com a chegada da Semana da Cidadania no mês de setembro, escolas, pastorais e movimentos sociais celebram a data de diversas formas. Uma das mais fortes é o Dia dos Excluídos, manifestado no dia 7 de setembro, onde os movimentos sociais de várias cidades no Brasil saem às ruas para fazer ecoar o grito das pessoas que sofrem injustiças e pouco são vistas ou lembradas, pois vivem à margem da sociedade.
Dentro desta programação pelo o Dia dos Excluídos, professoras, crianças e alguns pais dos alunos da Escola Infantil Asa Branca realizaram na manhã desta quinta feira, (Dia 05) uma caminhada pelas ruas do Bairro São Francisco, bairro onde a escola funciona. Foi uma caminhada leve e cedo da manhã para que as crianças participassem de forma bem leve também. Alguns papais e mamães acompanharam as crianças durante a caminhada.
Cada turminha da escola representou grupos ou temas atuais no Brasil, como os povos originários e comunidades tradicionais, os rios, as árvores, entre outros. Numa metodologia de apresentações no âmbito infantil, inclusive as músicas e apresentações.
A caminhada pelas ruas do bairro chamou a atenção de moradores que saiam para ver os pequeninos participando deste momento. Em algumas ruas até receberam aplausos das pessoas que acompanhavam das calçadas.
Foi um evento bonito, dentro do mundo infantil, mas trazendo uma mensagem séria de que todas as vidas precisam ser protegidas.