Ecoescola tem experiência apresentada durante a COP 30

A 30º Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – COP 30 realizada no Brasil este ano deu a oportunidade para que os diversos setores da sociedade civil do Brasil pudessem participar ativamente da conferência. Sendo o local onde todos os povos, territórios e movimentos mostraram não apenas suas demandas, como também levaram suas propostas em defesa do clima, da vida, das florestas e dos biomas que tem sofrido devastação de forma desproporcional. Desta vez, a COP 30 teve uma edição bem particular e especial quando se trata da sua presença, que pela primeira vez foi realizada no coração da Amazônia.

Entre as milhares de palestras, painéis, rodas de conversas e experiências dialogadas, os movimentos sociais concentraram suas marchas, atos e manifestações na Cúpula dos Povos, Zona Verde, COP das Aldeias e COP do Povo. Nesses espaços a força e luta dos povos pulsaram com mais força e determinação.

O Centro de Formação Mandacaru esteve em Belém do Pará neste grande evento ambiental, onde apresentou algumas das ações estratégicas desenvolvidas pela entidade no campo da proteção à Caatinga e produção de alimentos com sustentabilidade. Foi durante o painel sobre a cadeia produtiva de frutas da sócio biodiversidade e o consumo de alimentos saudáveis na merenda escolar, onde Neto Santos apresentou o modelo de alimentação da merenda escolar consumida pelos estudantes na Ecoescola Thomas a Kempis, uma alimentação saudável, vindas das hortas ou do quintal agroecológico, espaços que cultivam alimentos de qualidade sem precisar desmatar grandes extensões de matas nativas. Nesse mesmo espaço foi cobrado também do Governo e da Embrapa, maior incentivo para o apoio na produção de alimentos da sócio biodiversidade a serem destinados a merenda escolar. O painel foi coordenado pelo Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN.

O Centro de Formação Mandacaru esteve presente na COP 30 no período de 16 a 21 de novembro a convite do Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN. Neto Santos e Claudete Soares representaram o Mandacaru neste grande e importante evento em defesa do clima no planeta.

Deixe um comentário