CEBI, SEMENTE QUE CAIU EM TERRA BOA

IMG_9221O CEBI Piauí está completando 30 anos de caminhada e para celebrar todas as luzes e conquista desde anos de Leitura popular da Bíblia, está acontecendo uma grande peregrinação em todas as áreas onde o CEBI atua. Como simbologia temos seis velas com cores diferentes que estão passando em todas as escolas e grupos bíblicos. A grande culminância dessas andanças será dia 06 de setembro onde acontecera a X Peregrinação do CEBI-PI Em Pedro II. No dia 24 de maio, em torno dessa Luz, aconteceu um encontro que reuniu Escolas Bíblicas dos Assentamentos: Pedra Miúda, FRASA, Pau D’arcal, Tapera e Boa Esperança em Acero do Fogo na região de Milton Brandão. O encontro aconteceu no Assentamento do Fogo, município de Milton Brandão.

As comunidades/ Assentamentos chegaram animadas e entregaram a Vela como Luz que ilumina toda a caminhada destes 30 anos, suas lutas e como ponto principal a conquista da terra. O mais novo Assentamento,Acero do Fogo, recebeu a luz e nos acolheu com alegria em sua casa de farinha e nos apresentou seu projeto de horta sombreada de onde 9 famílias já estão tirando o sustento.

Durante o dia aconteceram momentos de partilha da vida, depoimentos como o de dona Gonçala, que mesmo já tendo perdido a visão, fez questão de lembrar que já tinha visto um dos seus filhos morando debaixo de uma árvore e hoje, graças à luta e conquista da terra, ele tinha terra e casa própria.

O encontro foi marcado por uma linda celebração realizada pelas Escolas Bíblicas onde se celebrou o CEBI como semente que caiu em terra boa, que produz muitos frutos, texto escrito pela Senhora Maria das Dores (Dorinha), de Pau D’arcal. A celebração foi marcada por diversas simbologias, como um saquinho de terra que Pau D’arcal levou para oferecer a quem participou. Os 4 elementos da natureza foram encenados pelos jovens. Foram trazidos também os frutos da terra conquistada como oferta e a água como ação de graças.

Como a maioria das pessoas presentes era jovem, a celebração foi concluída com essa reflexão por Dorinha: “Muitos que estão aqui celebrando a vida, há 30 anos ainda nem haviam nascido, mas como as sementes do CEBI foram bem cultivadas estes jovens estão produzindo bons frutos, inovando as celebrações, conhecendo e valorizando a natureza, respeitando e cultivando nossa mãe, a Terra, que em primeiro lugar nos deu a vida e tudo o que temos e somos.”

Texto: Adeodata dos Anjos

Foto: Neto Santos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s