No ultimo sábado (21) de março aconteceu a solenidade de inauguração do Assentamento Acero do Fogo, localizado no município de Milton Brandão (PI). Composto por 15 famílias o assentamento foi financiado pelo Programa Nacional de Credito Fundiário e o Mandacaru foi a entidade responsável pela Assistência Técnica ás famílias. A solenidade de entrega contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Rural do Piauí, Francisco Limma e do diretor nacional do Crédito Fundiário, Francisco Ribeiro Filho, diretor do PCPR,Carlos Alberto Silva e a diretora do Crédito Fundiário, Patrícia Vasconcelos. Também estiveram presentes autoridades locais, como os vereadores Reginaldo Castro e Edimilson, o Presidente do Centro de de Formação Mandacaru, Robert Fontinele, representante do CEAA, Maria da Luz Fonseca e a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Milton Brandão, Nenem. Na ocasião, foram entregues as chaves das casas para as 15 famílias da comunidade; todas construídas em regime de mutirão. Por meio de projetos, concluídos com apoio dos governos Estadual e Federal, o assentamento conta com benefícios como água (dois poços tubalares), luz, hortas com sistema de irrigação, casa de farinha, assistência técnica dentre outros.
O secretário Francisco Limma disse aos assentados que agora o grande desafio será produzir em maior escala para comercializar e garantir não só o sustento diário, mas renda suficiente para que as famílias não precisem sair de seu local de origem. “Vocês têm que avaliar a realidade local, quais são as potencialidades da região. Para isso, vão precisar de orientação técnica especializada. Nós da SDR, juntamente com o governo do estado, garantiremos este apoio, dando continuidade a esta parceria e viabilizando outros projetos junto ao governo federal que ampliem os benefícios para o assentamento”, afirmou.
O diretor do Crédito Fundiário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Francisco Ribeiro Filho, relembrou a luta dos assentados da região na conquista da terra e afirmou que a entrega do assentamento com todos os benefícios só foi possível pelo fortalecimento da Agricultura Familiar, que passa pela organização das associações, sindicatos e entidades como o Centro de Educação Ambiental e o Centro de Formação Mandacaru.
Parabéns ao CF Mandacaru e toda essa equipe que trabalha arduamente para a realização de projetos como esse. Saudades de todos, em breve quero conhecer pessoalmente o Acero do Fogo, vou com o Sr. Robert Fontinele.
Bom saber Selma estamos sempre a disposição,obrigado.