As gerações são diferentes mas o objetivo é o mesmo

20151029_103315A agricultura Familiar no Brasil é responsável por produzir atualmente 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, no entanto na nossa região que é marcada pelo alto índice de êxodo rural preocupa-nos o futuro da atividade rural tendo em vista que os jovens, ao completarem seus 18 anos comumente deixam sua terra para viver como empregado nas grandes cidades, na maioria das vezes morando em casebres e tendo que conviver com violência. Infelizmente casos como o do José Airton de Andrade e Raimundo Barbosa dos Santos, dois Piauienses mortos atropelados no último dia 18 de outubro em São Paulo já não são mais tão raros. A cada dia milhares de nordestinos migrantes convivem com o medo de viver numa grande cidade e longe de sua terra.

Na contramão de tudo isso, temos casos como o do adolescente Cassiano Neves Ribeiro (15 anos). Ele mora na localidade Jatobá, no município de Pedro II-PI. Recentemente a família de Cassiano recebeu uma estrutura sombreada para produção de olerícolas. O projeto foi implantado pelo Centro de Formação Mandacaru com financiamento do PPP-Ecos (Programa de Pequenos Projetos Ecossociais).

Ao lado do Neto Sr. Domingos Ferreira Neves, avô de Cassiano exibe com alegria a primeira produção de sua horta. “é muito bom este sistema de produção porque utiliza pouca água e dá menos trabalho. Meu neto (Cassiano) me ajuda a liberar água para a horta e também já faz a venda da produção na cidade e na vizinhança”.

Cassiano ajuda a família nos tratos da horta. Eles produzem alface, cebolinha e coentro e a noite vai para a cidade estudar.

20151029_101300

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s