Assegurando uma caminhada de lutas e de avanços junto as famílias o Centro de Formação Mandacaru de Pedro II fecha seus trabalhos em 2015 avaliando como positivo já que os números apresentados durante a avaliação do ano foram muito bons.
Foi também um ano difícil porque alguns setores tiveram que fazer adequações para suprir algumas necessidades. Mesmo assim a equipe atuou firme e no final os bons passos avançados foram visíveis.
Funcionários/as estiveram reunidos durante uma semana para avaliar 2015 e planejar 2016. No debate foram citados os avanços e desafios. Entre os desafios mencionados estão; O longo período de seca, em 2015 completou cinco anos de grande estiagem no semiárido e isso tem trazido graves conseqüências as famílias especialmente na produção de alimentos. Um outro desafio citado foi a demora na formação da equipe de professores na Ecoescola vindos da parceria com a Secretaria de Educação o Estado. A escola só veio a ter uma equipe de educadores completa no mês de setembro. Antes disso a direção e coordenação tiveram que fazer adequações na equipe para corrigir essa ausência.
Desafios enfrentados são conquistas alcançadas. Se o ano de 2015 foi difícil em alguns campos, foi também promissor em outros. Isso porque houve um avanço significativo na atuação da Entidade conforme dados apresentados durante a avaliação realizada na segunda semana de dezembro. Entre os avanços foram citados; O setor de Apoio a Agricultura Familiar que ampliou a assessoria técnica em quase 50 famílias agricultoras para o fortalecimento na segurança alimentar. O setor de educação, (Escola Asa Branca e Ecoesola), também teve números bem positivos, pois em 2015 o setor ultrapassou as 200 famílias atendidas. O Mandacaru avaliou como positivo também a viagem a Alemanha de duas pessoas de sua equipe para apresentar os resultados dos projetos sociais desenvolvidos pela Entidade. Um intercambio de fortalecimento na parceria entre o Mandacaru e seus colaboradores.
A equipe de funcionários/as sabe que os desafios vão continuar surgindo, mas os avanços também. Todos são unânimes em dizer que estão prontos para as atividades em 2016.