Equipe do Mandacaru participa de evento do Prêmio ASA

Como parte integrante da programação do encontro estadual do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCSA o momento de celebração no Piauí do Prêmio ASA foi de alegria e também de reafirmação de que os povos do Semiárido Brasileiro estão no caminho certo na busca de liberdade, conquista de direitos e de luta pela biodiversidade da região. Este momento especial ocorreu na manhã de sexta feria dia 01 de dezembro na sede da Obra Kolping em Teresina e contou com representações de 13 das 16 organizações que compõem o Fórum. Contou também com os principais atores e atrizes deste prêmio que foram os agricultores/as.

Entre os participantes estava a delegação do Mandacaru com cinco pessoas, entre elas o agricultor Valmir Moreira. “Este é um momento que a gente sente o nosso valor, sentimos que estamos fazendo a caminhada certa, dizia Valmir”.

Durante a cerimônia foi apresentado também um vídeo com a fala de Valquíria Lima da Coordenação Executiva ASA Nacional falando do significado deste prêmio. Valquíria enviou a mensagem em vídeo aos participantes do encontro e também a todo o povo do Piauí.

A conquista estar sendo chamada de Prêmio ASA, mas o título oficial do prêmio é Future Policy Award 2017. O prêmio é uma iniciativa do World Future Council que, este ano, teve a parceria da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), atesta a efetividade das ações de convivência com o Semiárido como uma política pública com potencial para reverter a degradação do solo, que impossibilita a produção de alimentos, abandono das regiões afetadas pela sua população, fome e miséria. A desertificação afeta 58% da área do Semiárido, onde vivem 11,8% brasileiros e brasileiras, muitos deles em situação de pobreza ou extrema pobreza. A Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA Brasil foi premiada pelo seu trabalho desenvolvido em tecnologias sociais por intermédio do programa de cisternas. A entrega da premiação aconteceu no dia 11 de setembro, durante a 13º Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas, em Ordos, na China.

O Piauí foi o primeiro Estado do Semiárido Brasileiro a receber a visita do Prêmio conquistado pela ASA Brasil, dado a sua importância em reconhecimento dos trabalho da ASA a nível mundial, outros Estados que compõem a Articulação do Semiárido Brasileiro também deve receber essa importante visita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s