Pedro II sedia Seminário Estadual do CEBI

O Centro de Estudos Bíblicos – CEBI Piauí realizou nos dias 14, 15 e 16 de junho o Seminário Estadual de Estudos Bíblicos para assessores/as do CEBI Piauí. O evento aconteceu na Ecoescola Thomas a Kempis de Pedro II e contou com a presença de 54 pessoas. Este foi o primeiro seminário ano, tendo como tema Bíblia e Gênero e o lema, “A Mulher na ótica do Novo Testamento”.  O tema tem sido destaque nos eventos do CEBI nos últimos anos, pois na visão das escolas bíblicas, a diferença de tratamento ou igualdade entre a mulher e homem na sociedade e principalmente nas comunidades ainda é enorme. Por isso as coordenações das Escolas Bíblicas tem pautado o tema em círculos de debates, seminários e estudos. O Seminário em Pedro II contou com a assessoria de Martha Bispo, Secretário Executiva da CNBB-MA.

A assessora iniciou o evento solicitando dos participantes que trouxessem para aquele espaço, ditados populares, piadas ou frases utilizadas no dia a dia de ofensa à mulher. A ideia da assessora era fazer o público perceber quantas frases deste tipo existem no cotidiano, onde a maioria das pessoas  levam isso como “normal”. Após o levantamento dessas expressões é possível perceber que diante dessa realidade com tantas ofensas, não é possível se considerar essa situação como “normal”.

Durante o seminário foram aprofundados textos bíblicos que trazem a presença, a contribuição e organizações de muitas ações da mulher na ótica do Novo Testamento.

O seminário trouxe ainda situações históricas que criaram ou motivaram a construção dessa realidade. O patriarcalismo e os reinados sob domínio masculino estão entre essas causas.

Participaram do seminário, integrantes do CEBI Maranhão e Piauí. Entre as cidades piauienses estavam Piripiri, Parnaíba, Esperantina, Matias Olímpio, Luís Correia, Camurupim, Teresina, Milton Brandão e Pedro II. O seminário estadual do CEBI em Pedro II foi organizado e coordenado pelo setor bíblico do Centro de Formação Mandacaru.

O CEBI Piauí prepara para o mês de novembro uma grande celebração na Diocese de Parnaíba, onde serão comemorados os 40 anos do Centro de Estuados Bíblicos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s