O céu ganha uma estrela chamada Dr. Josef Reuter

O Centro de Formação Mandacaru de Pedro II estar em silêncio e com um profundo sentimento de pesar pela partida de Padre Josef Reuter ocorrido nesta terça feira dia 13 de julho de 2021 na cidade de Kempen Alemanha. Padre José foi uma das principais pessoas a motivar, organizar e promover uma grande campanha na sua paróquia para a construção de uma escola diferenciada e direcionada as crianças e jovens filhos e filhas de famílias agricultoras de Pedro II, a Ecoescola Thomas a Kempis. Quando esteve em visita a Pedro II no ano de 1999 com uma equipe de sua paróquia deu-se início a construção de um grande sonho que vinha a se tornar realidade dois anos depois, a fundação da Ecoescola. Por essa e tantas outras ações na sua missão cristã, toda a equipe Mandacaru será eternamente grata a Padre José. Se por um lado todo o Mandacaru assim como a Ecoescola estar triste, por outro lado essa mesma equipe tem a certeza de que o céu recebe uma estrela chamada Dr. Josef Reuter. A ele nossa eterna gratidão.

Conhecendo um pouco mais de Josef Reuter

Ele nasceu em 14 de setembro de 1936 em Venwegen, perto de Stolberg, e foi ordenado sacerdote em 9 de março de 1963 na Catedral de Aachen. Por 27 anos, ele moldou a história da igreja de Kempen e deixou vestígios duradouros. Como pastor, ele foi um parceiro de conversa muito procurado, com seu conhecimento bíblico enriqueceu muitos círculos bíblicos e com um amplo coração ecumênico encorajou as denominações cristãs da cidade a se unirem.  

Herdeiro de Thomas von Kempen

O legado espiritual do místico Thomas von Kempen, que tornou sua cidade natal conhecida em todo o mundo com seus escritos, foi legado ao Dr. Para abrir Reuter novamente para a vida cotidiana das pessoas e torná-la fértil. Com a fundação da Associação Thomas, Josef Reuter procurou e encontrou aliados que gostariam de preservar este legado espiritual para o futuro. Reuter também desempenhou um papel decisivo na fundação dos Arquivos Thomas, que reúne as obras do monge em toda a sua diversidade.
O seu conhecimento histórico bem fundamentado e a sua curiosidade pelo inexplorado revelaram-se uma bênção para a cidade de Kempen e para a Propsteigemeinde. Com a sua própria meticulosidade e um sentido pronunciado de ordem, ele deu ao arquivo do reitor, que é um dos arquivos paroquiais mais importantes do Baixo Reno, uma estrutura e usabilidade novamente. Os frutos deste trabalho são inúmeras pequenas fontes que tratam de forma clara e informativa com a história das instalações e edifícios de Kempen. 

Conhecedor de arte cristã 

Como conhecedor da arte cristã, ele estava particularmente empenhado em manter e cuidar da igreja do reitor e de suas numerosas obras de arte. Durante a reforma geral da igreja, ele garantiu um conceito estético de sucesso que ainda hoje impressiona os numerosos visitantes. Ao atrair generosas doações, soube também intensificar a ligação entre a população de Kempen “e a sua catedral”. Ele também esteve envolvido no redesenho do Christ-König-Kirche. Por meio de inúmeras representações narrativas e pictóricas, a fé cristã se expressa de forma contemporânea em quadros e esculturas. A abordagem didática de Reuter foi expressa aqui: como pedagogo, de 1967 a 1976 teve a Episcopal Study Home St.
Em estreita cooperação com a cidade, Reuter conseguiu restaurar a Kempen Paterskirche, que não era utilizada quando ele assumiu seu cargo, no que é hoje: o local de exposições do Museu de Arte Sacra do Baixo Reno e um espaço popular para concertos exigentes .

Co-Presidente da Fundação Hospitalar
Durante seu mandato, como co-presidente da Fundação Hospitalar, ele dirigiu o destino do hospital em tempos às vezes tempestuosos, testemunhou a expansão do mosteiro de von Broichhausen para incluir a casa de Thomas e a nova construção do mosteiro de São Pedro. O conselho municipal homenageou seus grandes serviços à cidade de Kempen com a entrega do prêmio do cidadão.
Seu lema de vida se reflete em seu primeiro versículo dos Coríntios (2 Cor 4, 5): “Não nos proclamamos, mas a Cristo Jesus como Senhor, mas a nós como servos por amor de Jesus.” Os necessitados e os pobres, Josef Reuter repetidamente colocado no centro da ação cristã. Muita coisa aconteceu em segredo e atendendo às necessidades de indivíduos ou famílias. A recepção e integração dos refugiados da Europa de Leste e do Vietname, bem como o alojamento das pessoas sem abrigo, foi o foco do trabalho da Caritas que patrocinou. Projetos de desenvolvimento na Índia e no Brasil garantiram uma ajuda mundial que manteve um rosto humano. Por último, mas não menos importante, o desenvolvimento do St. Annenhof, Olhando para trás em uma vida plena

Após a sua reforma, viveu na sua cidade natal de Venwegen durante sete anos, onde trabalhou como subsidiário na associação paroquial. Em 2010, ele voltou para sua amada Kempen, celebrou seu jubileu de ouro como padre aqui com muitos companheiros em 2013 e moldou sua velhice. Agora com mais tempo para o hobby de jardinagem, viagens ou leitura. Ele sempre ficava feliz em ajudar nos serviços sacerdotais enquanto suas forças permitiam. Em 13 de julho, ele morreu confiando no céu como Deus lhe deu aos 84 anos. Até o fim, ele estava em plena posse de seus poderes intelectuais e sempre olhava para trás com seus visitantes em sua vida plena. “Eu sou grato por uma vida linda. Muitas pessoas queridas me acompanharam. “Foi o que ele me disse, seu sucessor, há poucos dias. atravessar de. Pude responder a ele – provavelmente também em nome de muitos de Kempen e de seu grande círculo de amigos em toda a diocese de Aachen – sim, e nós também lhe agradecemos, querido Josef, por tanto e por seu acompanhamento em nossas vidas.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s