CEBI Piauí realiza evento estadual em Pedro II

Foto: Neto Santos

O Centro de Estudo Bíblicos – CEBI realizou na Ecoescola Thomas a Kempis, durante os dias 24, 25 e 26 de junho seu Seminário Estadual que contou com a presença de coordenações bíblicas de várias regiões do Piauí como Piripiri, Parnaíba, Matias Olímpio, Esperantina, Teresina, Pedro II, Santa Rosa, Milton Brandão e Porto Alegre de Piauí. O evento teve a organização do Centro de Formação Mandacaru através do setor das escolas bíblicas. Esse é o segundo evento presencial do CEBI Piauí após dois anos. Mesmo assim vários cuidados com a pandemia foram tomados, inclusive o uso obrigatório de máscaras pelos participantes durante todo o evento.

Este ano o seminário trouxe dois temas para debate. O primeiro deles foi sobre os grandes projetos que estão impactando o Estado do Piauí, como a mineração e as grandes usinas eólicas. Foi aberto o debate sobre o quanto esses grandes projetos irão atingir a vidas dos povos no Estado.

Na tarde do sábado foi feita a discussão sobre a sinodalidade, por uma igreja da escuta. O objetivo do sínodo que acontecerá em outubro de 2023, no Vaticano, em Roma. Esse momento foi coordenado por Ana Café do Cebi Teresina. A busca por uma Igreja sinodal é um sonho que o papa Francisco vem querendo tornar realidade a partir de uma Igreja em saída, ao encontro de todas as pessoas em cada espaço em que se encontrem na sua realidade de vida, de modo especial que vive a margem da sociedade, nas periferias.

A outra temática do evento foi sobre a atual conjuntura política do Brasil, onde o Kelson França, Coordenador Estadual do CEBI fez uma apresentação trazendo alguns projetos de lei, como a PEC 191 que autoriza mineração em terras indígenas. Apresentou também dados de impactos ambientais como o desmatamento das florestas e o aumento na liberação do uso de novos agrotóxicos no Brasil. Ações de um de modelo de política do atual Governo Federal.

Em todos esses momentos de apresentações, eram realizados trabalhos de grupo para que os participantes pudesse trazer, estudar e debater textos bíblicos que abordam a vida, os desafios e a violação de direitos dos povos nos tempos de Jesus. Um evento que trouxe um estudo bíblico alinhado com as bandeiras de lutas dos povos nos dias atuais.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s