
O Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN esteve em Pedro II nos dias 20, 21 e 22 de junho ministrando oficina onde teve como tema central os caminhos de uma boa gestão nos projetos comunitários. O evento destacou o passo a passo para o sucesso na execução dos projetos que as associações comunitárias do Alto Poti tiveram êxitos no edital que o ISPN lançou para a esta paisagem no início do ano. A oficina faz parte do calendário de eventos de formação para essas organizações.
Participaram da oficina 11 organizações, sendo duas pessoas representantes de cada associação. Dentro da programação foi possível às pessoas trocarem experiências e informações sobre os projetos aprovados, receberam orientações de como realizar a prestar contas e o papel de cada uma na região. Foi encerrada com a perspectiva de formação de uma rede para articulação com a inclusão de outras entidades, para assim se fortalecerem e ampliarem seus produtos e projetos no território da Paisagem do Alto Poti Piauí.
O Centro de Formação Mandacaru é parceiro âncora entre o ISPN e as organizações locais e tem o papel de articular, assessorar e fortalecer as associações na execução de suas propostas e ações dentro desses projetos. Os 11 pequenos projetos têm como objetivo central fortalecer as organizações comunitárias da região, apoiando atividades socioambientais dentro da paisagem do Alto Poti nos municípios de Pedro II, Milton Brandão e Juazeiro do Piauí.
Esses projetos já aprovados via editais pertencem ao Programa de Paisagens Produtivas Ecossociais – PPP Ecos do ISPN com o apoio do GEF – Fundo Global para o Meio Ambiente. Entre as propostas aprovadas para execução nos próximos dois anos têm o fortalecimento e produção de sementes nativas, a produção de mel e preservação das abelhas com ferrão, fortalecimento dos quintais produtivos e construção de cisternas para a captação de água da chuva para o consumo humano.