
Os estudantes do Ensino Médio da Ecoescola Thomas a Kempis e Escola Família Agrícola Santa Ângela – EFASA realizaram na última sexta feira dia 30 de junho, a Romaria da Juventude 2023. O evento teve a abertura na quadra da EFASA na localidade Lajedo e encerramento na comunidade Cabral a 14 km de Pedro II.
A romaria foi realizada na parte da manhã de sexta feira, (30) e além dos jovens estudantes, contou também com a presença de professores/as e convidados/as como a Matões FM, que cobria o evento, o Sindicato Rural de Pedro II e os amigos padre Bruno e Daniela da Alemanha. A programação foi bem animada com a mística e reflexão sobre os vários problemas ambientais, entre eles o desmatamento, a poluição das águas e as invasões das terras indígenas.
Após a abertura, teve início uma linda caminhada com cânticos e leituras reflexivas no carro de som. A caminhada iniciou no Lajedo, passando pela trilha de mata preservada da comunidade até chegar numa nascente chamada Olho d’água Velho da comunidade Cabral, local onde houve uma parada e umas falas sobre a história e importância do olho d’água para as famílias das comunidades daquela região.
Após essa parada, a caminhada seguiu na trilha até a Capela da comunidade Cabral, onde houve a segunda e última parada. Além dos cânticos, os participantes formaram uma grande e animada ciranda para celebrar o momento de encerramento da romaria,
Para Irmã Gabriela, Coordenadora da Fundação Santa Ângela, esse momento é especial para que as pessoas tenham um olhar e ação de responsabilidades para com o meio ambiente. Para a Coordenadora pedagógica da Ecoescola Jaqueline de Sousa, cuidar dessa casa comum é dever cada um e cada uma de nós, seja jovem, criança ou adulto.
A romaria foi encerrada com uma ação concreta. Estudantes plantaram árvores nativas ao lado capela da comunidade. Ao término da solenidade ambiental, o padre Bruno conduziu a benção de envio.