
Teve início na tarde de terça feira dia 24 e seguiu até quinta dia 26 de outubro o projeto interdisciplinar É bom Saber na Ecoescola Thomas a kempis. O evento acontece uma vez por ano e está dentro do cronograma de atividades da escola, onde envolve todos os estudantes, técnicos e professores/as da escola. O projeto de estudos contempla as diferentes disciplinas de estudo nas áreas de humanas e exatas.
A cada ano a Ecoescola escolhe um tema onde os alunos com o apoio dos professores/as montam cenários, cartazes e recebem convidados nos dias de apresentações com o foco de pesquisa e estudos dentro deste tema escolhido. Este ano o projeto teve como tema central: “O conhecimento só floresce quando as liberdades e as diferenças são respeitadas”. Com foco central na luta, cultura e resistências dos povos afro brasileiros.
O primeiro dia de apresentações destacou na programação temas como o secretismo religioso, as religiões de matriz africana, como também a apresentação de estudos sobre as pessoas defensoras dos direitos humanos e sociais. A Semana É Bom saber é a culminância de um estudo em que os alunos já vem fazendo a várias outras semanas. É uma metodologia de ensino muito rico, porque os estudantes adentram em temas e pesquisas que lhe vão servir como grandes aprendizados, além de dar a oportunidade a muitos deles diminuírem a timidez de falar em público, tendo em vista que quase todos eles fazem apresentações e leituras para um grande público ali presente.
Um dos destaques nas apresentações foi o resultado da pesquisa realizada pela turma do 9º ano, onde foi perguntado aos entrevistados sobre sua auto identidade. O resultado da pesquisa mostrou que 52% se consideram pardos, 26% brancos e 8% negros. Apenas 3% se auto declararam descendentes indígenas.
Além de dados e informações muito valiosos, a Semana é Bom Saber traz o talento, a desenvoltura de muitos alunos e capacidade de criação que eles tem no sistema de educação contextualizada trabalhado na Ecoescola Thomas a Kempis.