
Com o objetivo de manter um calendário alinhado com as atividades das famílias agricultoras, o setor de apoio a agricultura familiar do Centro de Formação Mandacaru de Pedro II realizou na sexta feira dia 19 na Ecoescola Thomas a Kempis, um encontro de planejamento com a presença das famílias acompanhadas pelo setor. A programação foi dividida em dois momentos. Na parte da manhã a programação contemplou uma roda de conversa com o professor Flávio Crespo do Instituto Federal do Piauí – IFPI campus Cocal, onde teve como tema central a produção agroecológica dos quintais familiares. A tarde o setor ouviu dos agricultores sobre suas necessidades e demandas para o acompanhamento do Mandacaru este ano, entre as demandas está a realização de intercâmbios entre as famílias para a troca de experiências entre elas e continuidade da assessoria técnica na produção e comercialização de produtos agroecológicos.
Na parte da manhã durante a roda de conversa com o professor Flávio Crespo, ficou visível que os produtores ainda tem muita dificuldade de avaliar o que cada produto custa para ser produzido em seu quintal. Por exemplo, um pé de alface, quanto custa para ser produzido desde compra da semente para seu plantio até a colheita? Por isso, uma metodologia que o Mandacaru também deverá está motivando os agricultores a utilizarem este ano é a caderneta agroecológica, ferramenta muito valiosa para quantificar despesas e investimentos na produção dos quintais produtivos.
Ao término do encontro de planejamento ficou acertada também a continuidade da assessoria técnica através de visitas as famílias a cada 15 dias.