2024: Ecoescola reforça suas metas nas ações de vida cidadã e convivência como o Semiárido

Com o início dos trabalhos em seu calendário escolar no ano de 2024, a Ecoescola Thomas a kempis vem realizando diferentes atividades nesses primeiros meses do ano. O objetivo central é ampliar o conhecimento dos alunos, tanto no seu curricular escolar, quanto no conhecimento sócio ambiental na convivência com o Semiárido conforme podemos ver nas atividades descritas abaixo:

Uma das primeiras atividades realizadas com os alunos no ano letivo foi a Semana de Integração:

Nela, os alunos novos que estão chegando na escola pela primeira vez, recebem junto com seus pais ou mães, as boas vindas da escola. As atividades nesses primeiros dias estão voltadas para as áreas da escola, onde eles conhecem vários espaços, recebem explicações de como a escola funciona em seu dia a dia e também suas regras;

Tempo integral – Os alunos/as passam dia na escola, (entram as 07:15hs e saem as 17:00hs), nesse tempo eles participam também de atividades fora da sala de aula, como cuidar das hortas, alimentar os pequenos animais galinhas, porcos e caprinos. Por isso, a escola desenvolve o modelo de educação contextualizada, ou seja, uma educação voltada para a convivência e os valores locais na cultura, meio ambiente e social da região semiárida:

Todas essas atividades fora da sala de aula são realizadas pelos alunos na companhia de um monitor/a;

Diariamente os alunos/as recebem três refeições ao dia, sendo um café reforçado pela manhã, um almoço meio dia e um lance a tarde.

Entre as ações planejadas pelo o Centro de Formação Mandacaru para esse ano está o Plano de Proteção Infantil – PPI, nele serão trabalhadas atividades tanto com os alunos, quanto com as famílias atendidas nas escolas Asa Branca e Ecoescola. Assim, alguns pontos do Plano de Proteção serão apresentados as famílias nas reuniões e como eles serão trabalhados durante o ano na escola;

Oficinas – Uma das atividades que as escolas públicas de Pedro II não possuem e a Ecoescola desenvolve muito bem, são as oficinas. Esse ano são 11 oficinas com diferentes habilidades. Entre elas estão a oficina de reciclagem de papel, remédios caseiros, violão, capoeira, entre outras. As oficinas acontecem uma vez por semana com duração de 90 minutos, nelas os alunos podem estimular ou desenvolver suas habilidades para diferentes profissões em sua vida profissional num futuro próximo;

Está no planejamento para o ano letivo também alguns projetos pedagógicos com destaque para os temas cidadania e formação política. Eles acontecem durante a Semana “É bom saber” e Semana Temática.

No campo sócio ambiental e convivência com o Semiárido, a Ecoescola vem trabalhando diferentes ações que fortalecem a vivência e o olhar dos alunos em sua vida social e local. De forma prática, eles ajudam na coleta de mel de abelhas da escola, cuidam das hortas, colaboram na produção de composto orgânico e ajudam na produção de ração balanceada, utilizando produtos alternativos colhidos nas áreas da escola. Para cada atividade dessas, os alunos são acompanhados e orientados por um monitor da Ecoescola.

A proposta da escola é dar uma oportunidade aos jovens viveram com mais dignidade, terem mais amor ao seu lugar e valorizar melhor o modo de vida sustentável. Esse ano, a Ecoescola atende 170 estudantes, onde sua grande maioria vem da zona rural de Pedro II.

Deixe um comentário