Técnicos do Mandacaru participam de oficina sobre produção orgânica

Uma oficina com a pauta produção orgânica foi realizada nesta quarta feira dia 21 de agosto em Pedro II contando com a presença de técnicos/as, representantes de organizações sociais e estudantes de agronomia de Pedro II. O evento foi organizado pela CPorg (Comissão de Produção Orgânica do Estado do Piauí), e aconteceu na Fundação Santa Ângela. O objetivo do evento é motivar os agricultores familiares da região de Pedro II que já produzem de forma agroecológica a terem a certificação de produção orgânica e assim valorizar mais seu produto que já por si só já cultivado de forma saudável.

Foi um momento muito oportuno para a equipe técnica do Centro de Formação Mandacaru participar do evento. Isso porque atualmente o Mandacaru apoia e presta assessoria técnica a mais de 30 famílias que produzem de forma agroecológica frutas, legumes e hortaliças através de hortas sombreadas. O Mandacaru também organiza a Feira Agroecológica dos Saberes de Sabores de Pedro II que acontece uma vez por semana, além de fortalecer as organizações comunitárias na comercialização desses produtos que geram renda e segurança alimentar saudável através dos quintais produtivos. Dejavan Pereira, Raimundo de Sousa e Welinton Carvalho, integrantes da equipe técnica do Mandacaru participaram do evento.

Nesse primeiro momento a oficina foi direcionada apenas para técnicos e estudantes, mas a ideia é num futuro próximo essas oficinas serem ofertadas também para as famílias que cultivam de forma agroecológica. Inclusive, ao termino do evento ficou encaminhado para que as organizações que atuam junto a essas famílias criem a Comissão Orgânica Local, assim eles podem de maneira mais simples buscarem a certificação de produtores orgânicos desta região.

As Comissões de Produção Orgânica – CPOrg são fóruns compostos por representantes de segmentos da rede de produção orgânica dos estados e do Distrito Federal, formados, paritariamente, por entidades governamentais e não governamentais.

A CPOrg-UF reúne-se regularmente e tem várias atribuições definidas na Instrução Normativa nº 13, de 28 de maio de 2015, como, por exemplo, coordenar ações e projetos de fomento à produção orgânica; sugerir adequação das normas de produção e controle da qualidade orgânica; auxiliar na fiscalização, pelo controle social; e propor políticas públicas para desenvolvimento da produção orgânica.

Deixe um comentário