
Com palestras, apresentação de experiências de adaptação e enfrentamento as mudanças climáticas, debates, mesas-redondas e incidência política para a promoção da justiça climática, foi realizado na cidade de Pedro II – PI nos dias 30 de junho e 01 de julho o Fórum de Justiça Climática do Semiárido Brasileiro. O evento integra as atividades do Programa Comunidades Resilientes, (CoRe) de iniciativa da Caritas Francesa em parceria com Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA Brasil e o apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O evento a colaboração também do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCSA.
A abertura do evento aconteceu na tarde do dia 30 de junho na Ecoescola Thomas a Kempis e teve continuidade na terça feira, (01.07) no auditório do Instituto Federal do Piauí – IFPI campus Pedro II. Uma das mesas- redondas trouxe o depoimento de representantes das organizações do Peru e Colômbia. Teve relatos das boas práticas na produção de alimentos de maneira sustentável na floresta, como também teve a denuncia do avanço de grandes projetos na região o que vem impactando fortemente no desmatamento das florestas nesses países.
Em sua palestra “Prática para uma verdadeira Justiça Climática” o professor e Diretor Nonato Silva do IFPI, campus Pedro II disse: “Não haverá justiça climática, se os impostos desses grandes projetos não forem utilizados na promoção de uma melhor educação, saúde, saneamento e segurança dessas comunidades impactadas negativamente por esses grandes empreendimentos”.
Houve também o momento de fala do público participante do fórum. Algumas falas trouxeram também a denuncia de invasão de grandes projetos no Estado do Piauí, como a instalação de mineradoras, parques solares entre outros, o que vem promovendo uma grande destruição da caatinga, mata nativa do Semiárido Piauiense.
O Fórum de Justiça Climática contou a participação de quase 90 pessoas de cinco países. Entre o público estavam estudantes, professores/as, representantes de povos originários, técnicos, autoridades políticas e representantes de organizações sociais.