Café e prosa com Profetas reúne sabedoria popular e conhecimento científico

Foi realizado na manhã desta sexta feira, (01.08) a IV edição do evento Café e Prosa com os Profetas e Profetisas da Chuva de Pedro II. O evento foi realizado no espaço cultural do Mercado do Artesão, centro de Pedro II e contou com 16 profetas, além de autoridades públicas, populares, imprensa e meteorologista. Teve também convidados especiais que foi a comitiva dos profetas da chuva de Quixadá – CE, coordenada por Helder Cortez. O café e prosa seguiu até as 11:30 da manhã.

A prosa, claro, teve início com o café da manhã para os convidados. Em seguida aconteceu a roda de conversas, onde cada profeta tinha até cinco minutos para contar a sua avaliação do inverno que passou e do que ele observou.

Entre os convidados para o evento esteve Werton Costa, Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Estado do Piauí e também membro do Fórum Estadual para Mudanças Climáticas do Piauí.  Na oportunidade, o Diretor fez uma fala apresentando os pontos de destaques do monitoramento do clima que os institutos de meteorologia do País haviam registrado para o Piauí no período de novembro de 2024 e abril de 2025, período em que os profetas também fazem suas observações nos sinais da natureza que indicam chuvas.

“Esse é um momento em que unimos a sabedoria popular e o conhecimento da academia, os dados científicos, onde um se integra ao outro gerando sabedoria universal”, destacou Adeodata dos Anjos, idealizadora do evento. Adeodata fez uma apresentação que trouxe os dados com o volume de chuvas do ano de 2025.

O Café e Prosa com os Profetas da Chuva é realizado pelo Centro de Formação Mandacaru de Pedro II e tem como objetivo promover a sabedoria popular do nosso povo e construir um debate sobre as mudanças climáticas na região.

Deixe um comentário