Comissões Municipais recebem oficina de formação do Projeto Cisternas

Com a chegada do novo Projeto de Cisternas do Programa de Formação e Mobilização Social – P1MC da ASA Brasil a ser executado no Território dos Cocais, o Centro de Formação Mandacaru, Entidade Executora do projeto no território realizou nesta quinta e sexta feiras, (dias 28 e 29) no auditório Paulo Freire na Ecoescola Thomas a Kempis de Pedro II, a Oficina de Formação Popular, tendo como público alvo representantes da sociedade civil dos municípios de Lagoa de São Francisco, Brasileira e Cocal de Telha. Essas organizações sociais formam as Comissões Municipais desses municípios que irão colaborar na execução do projeto cisternas em seus municípios.

Na oficina os participantes recebem as orientações sobre os critérios para a seleção de famílias no programa, estudam as riquezas e desafios existentes no território e debatem quais políticas públicas são estratégicas para seu município, além de debater as boas práticas para uma vida sustentável no Semiárido Brasileiro.

Durante a oficina também, os lideres comunitários assistiram ao Filme “O BEM VIRÁ”. Um longa que traz a história de luta e resistência das mulheres no Sertão do Pajeú – Pernambuco. O filme retrata com muita originalidade a resistência das mulheres por dignidade e também a luta contra o machismo e a fome em 1983. O filme mostra ainda a sabedoria, a força e as riquezas que os povos do Semiárido tem.

O Programa Cisternas tem o financiamento do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS. Na meta de 2025, o programa irá atender quase 50 mil famílias do Semiárido Brasileiro tendo como executora a Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA Brasil.

Deixe um comentário