
“Todos/as nós temos diferenças, mas não somos diferentes, por isso a importância de compreender essas diferenças”. Essa foi uma das colocações que a Psicopedagoga Juta Cristina fez durante sua palestra para a equipe de funcionários do Mandacaru que trabalha na Ecoescola Thomas a Kempis, cujo o tema foi Inclusão. A palestra aconteceu durante toda a manhã de segunda feira dia 27 de outubro. A roda de conversa como a professora mesmo gosta de dizer foi realizada no auditório Paulo Freire na Ecoescola.
A cada dia e com mais frequência as escolas tem acolhido crianças e adolescentes com transtornos do neuro desenvolvimento. Daí a importância de compreender essas diferenças, para uma melhor inclusão e acolhida no espaço escolar. O treinamento e formação dos profissionais que atuam nesses espaços é fundamental para melhor conhecer, cuidar e melhor acompanhar.
A palestra da professora Juta Cristina trouxe essa e outras questões, inclusive a orientação para que temas relevantes como esses sejam sempre pautas entre educadores e gestão das escolas. A psicopedagoga lembrou também que os monitores, professores/as precisam dialogar, sensibilizar e orientar todas as crianças e adolescentes nas escolas. “Todas as pessoas tem direitos que precisam ser respeitados”, reforçou Juta Cristina.
A palestra Inclusão e outras formações que o Mandacaru vem realizando no seu espaço de trabalho, integram o Programa de Proteção Infantil – PPI trabalhado pela Entidade.