A Articulação do Semiárido Brasileira – ASA Brasil irá ampliar as ações de trabalho em 2012. Entre estas novas ações está a ampliação do Programa 1 Terra e duas Águas – P1+2. Com esta ampliação novas Entidades estarão também entrando neste novo plano. A escolha dessas novas entidades foi feita por índices técnicos e chamadas públicas. O Mandacaru está entre as Entidades por escolhas técnicas por desenvolver um bom trabalho no Programa Um Milhão de Cisterna – P1MC. A Instituição ficou em 5º lugar das 20 do Nordeste e ficou em primeiro lugar entre as entidades do Piauí.
De nosso Estado estão entrando nesse novo processo três instituições: Mandacaru, Cootap Associados e a Entidade SEMEAR. Por esta razão estas Entidades estão reunidas em Recife no intuito de planejarem algumas atividades para 2012. José Pinheiro e Neto Santos estão representando o C. F. Mandacaru de Pedro II. Segundo Pinheiro a expectativa para 2012 é de fortalecimento das ações dos programas na microrregião Pedro II-Castelo.
O debate no Encontro tem mostrado que o momento ainda é de incertezas quanto ao andamento dos projetos no próximo ano já que o Governo ainda não deu por fechado as negociações. Mesmo assim todo o plano de ação inclusive com essas novas Entidades já precisa estar pronto agora, mesmo as negociações com o governo ainda estarem acontecendo. Uma reunião entre representantes da ASA e do Governo Federal acontece quinta feira dia 08 de dezembro para definição dos planos 2012.
No Seminário foi explicado todo esse processo aos participantes e o encaminhamento quanto a esse tema foi a produção de um documento para ser levado à Brasília. Neste documento deve estar a posição dos representantes das Instituições sobre as negociações com o governo.
Uma das pessoas a explicar a situação do momento foi atual coordenador Nacional do P1+2 que também é o piauiense. Barbosa que na foto acima com os representantes do Piauí ele está de vermelho.