O ato público realizada pela Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA reuniu mais de 15 mil pessoas em Petrolina – Pernambuco. O Centro de Formação Mandacaru enviou 10 pessoas ao evento. Só não foram mais por falta de vagas nos transportes.
O ato foi articulado para manifestação contra o gesto do Governo Federal em demonstrar o não interesse de renovar o apoio aos projetos desenvolvidos pela ASA o que iria gerar um enorme prejuízo na articulação, mobilização e fortalecimento de nosso povo em busca de políticas públicas para o nordeste brasileiro.
O evento foi considerado pela organização como uma prova de força deste povo acostumado a lutar pela forma de viver que liberta. Desta manifestação nasceram bons frutos, entre eles o gesto do governo chamar a Asa para uma reunião onde foi acertado a assinatura de apoio aos programas executados pela ASA até março com perspectivas de continuidade em 2012.
Neste contexto os programas de convivência com o semiárido vão continuar sendo executado pelo próprio povo que vive e trabalha nesta terra onde corre leito e mel e colhe água de qualidade da chuva que cai do céu.