Com o tema “Não a violência e ao extermínio de Jovens” a Escola Família Agrícola Santa Ângela – EFASA realizou na manhã desta sexta feira 30 de novembro a 3ª Romaria da Juventude com a presença de quase 200 jovens. A Romaria este ano abordou um tema cada vez mais presente na vida do jovem, que é justo a perda prematura da vida. Por ano muitos perdem suas vidas em circunstâncias diversas principalmente em acidentes de trânsito e drogas. Por levar uma vida exposta a um mundo cada vez mais violento a juventude hoje corre muito mais riscos se comparado a tempos atrás. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal só no ano passado 32% dos mortos em acidentes de trânsito eram jovens. Dados que além de tristes são alarmantes.
ECOESCOLA RECEBE A ROMARIA
A Romaria teve início na Fundação Santa Ângela às 06 da manhã e seguiu até a capela da localidade Serra dos Matões. A caminha teve três paradas para falas e reflexões. Uma dessas paradas foi em frente a Ecoescola Thomas a Kempis. Nessa parada duas Instituições fizeram o uso da palavra. A primeira pessoa a falar foi Antonio Rodrigues Filho, representando o Conselho de Juventude de Pedro II e a Casa de Compadre. Segundo Filho no ano passado Pedro II perdeu 15 jovens em conseqüência do uso de drogas.
Quem falou em seguida foi Adeodata dos Anjos representando o Mandacaru e o CEBI. Adeodata lembrou ao modo de vida em que o jovem leva hoje como a abundancia ao alimento industrializado, a facilidade de acesso aos entorpecentes entre outras exposições ruins tem levado a juventude a situações que podem levá-la a uma perda prematura de sua vida.
A caminhada seguiu rumo á Serra dos Matões. Onde estava agendado mais uma parada antes da chegada a Serra. Essa parada aconteceu em frente ao Mirante da Santa.