Pedro II sedia Seminário do CEBI Piauí

DSC02629Aconteceu nos dias 07, 08 e 09 de junho o Seminário Estadual do CEBI – Piauí. O evento aconteceu na Ecoescola Thomas a Kempis e contou com a participação de 40 pessoas de diferentes cidades do Piauí. Em destaque nos estudos do seminário estava a temática dos povos originários, um dos eixos prioritários do plano trienal do CEBI Nacional .

Durante o encontro dois pontos tiveram maior relevância para quem participou: a religião oficial e a fé popular no cotidiano das pessoas, seus paradoxos e suas afinidades. O evento contou com bons momentos de leituras e debates valiosos na expressão e impacto desse tema na vida da população.

Quem esteve colaborando na assessoria do seminário foram  Martha Bispo e Adeodata do Conselho Nacional  do CEBI e José Airton Otávio do CEBI de Teresina que deram o seu parecer sobre a importância desse tema na vida das pessoas.

Para José Airton– A fé está dentro do ser humano. Quando alguém perde a fé fica sem o tapete parece que perde o chão;

Para Martha Bispo –  O povo de Israel e sua fé. A fé começa nos lares nos próprios locais onde moravam.

Eles tinham seus terafins, suas divindades protetora do lar. Mesmo com os terafins eles não esqueciam de cultuar a  Deus. Pois os terafins ou protetores da família lhes ajudavam a chegar mais perto de Deus.

A oficialidade, o Templo e o popular podem muito bem caminhar juntos sem um abafar o outro.

 Para Vicente Paulino – coordenador de Escola Bíblica-  É muito importante não perder o foco do  resgate da cultura e das  raízes da comunidade para que não se perca a  identidade.

Resgatar quais são os nossos terafins dos lares atualmente e perceber as nossas crendices, os nossos amuletos numa relação de respeito e convivência.

Para Adeodata dos Anjos– A religiosidade dos povos originários era voltada para a natureza. O espírito vivia na natureza. O ponto de partida é a sustentabilidade, a garantia da vida.

O oficial fica muito como o pano de vista e o popular como a base. Na Bíblia não foi diferente, o oficial ficava mais nos templos e o povo mesmo praticando a religião oficial  continuava com seus terafins, que protegiam a vida, a família, os animais, a terra, a fertilidade.

DSC02687

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s