Famílias se alegram para receber água para produção

 

DSC00289A região de Salgado a 36 km da sede de seu município que é Castelo do Piauí, região norte do Estado receberá nos próximos meses mais uma riqueza em sua comunidade. Será os implementos do Termo de Parceria do Programa Uma Terra e Duas Águas da Asa Brasil patrocinado pela Petrobras. Por três dias as famílias estiveram reunidas no curso que oferece as informações de como melhor conviver com o semiárido, recebem no encontro também as informações para melhor gerenciar a água de produção e de consumo para pequenos animais O curso é chamado de GAPA (Gerenciamento da Água para produção de Alimentos), nele as famílias tiveram acesso a várias orientações necessárias para o bom uso da água disponível em sua área ou quintal. O evento aconteceu na localidade Salgado nos dias 20, 21 e 22 de junho contando com a presença das famílias que serão beneficiadas pelas tecnologias do P1+2.

As famílias demonstraram toda alegria e grande expectativa para receber estes implementos. Para D. Maria José de 52 anos, receber uma cisterna com capacidade para 52 mil litros de água é garantir o aumento da produção em plantas medicinais e fruteiras já existentes em seu quintal. D Maria falou que já tem algumas plantas, mas que divido sua limitação de água não podia ampliar a plantação e com essa tecnologia chegando a partir de agora será possível o que segundo ela trará também outras possibilidades para a família. A água armazenada vai trazer ainda mais tranqüilidade para sua pequena criação de galinhas e caprinos. “Essa água vem pra mim, meu esposo e meus filhos trabalharmos com mais tranqüilidade, por isso vamos fazer com muito gosto”. Disse d. Maria José.

A região tem muitas famílias que criam pequenos animais, principalmente bode e ovelhas. A estocagem de água vai melhorar circunstancialmente a vida destas famílias.

O município de Castelo do Piauí vai receber nos próximos meses 90 implementações do Programa P1+2 da Asa Brasil. Trabalho coordenado no território pelo Centro de Formação Mandacaru de Pedro II.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s