O Primeiro é sempre especial

DSC04388O Mandacaru recebeu na manhã desta sexta feira (26) sua primeira publicação do Boletim Candeeiro, com notícias sobre as famílias atendidas no Programa Uma Terra e Duas Águas  – P1+2 trabalhado pela Unidade Gestora Territorial – UGT que tem na coordenação o José Pinheiro. O boletim é produzido pelo Neto Santos, comunicador popular do Mandacaru e da ASA Brasil. Entre as metas do P1+2 consta a produção de quatro boletins informativos a serem sistematizados até abril de 2014 com ricas histórias de famílias agricultoras, sua maneira de conviver com a realidade do semiárido. Os exemplos estarão retratados nos boletins servindo de motivação para outras famílias que vivem nesta região. Os boletins serão produzidos e distribuídos nos cursos, encontros e eventos do Mandacaru.

A história deste primeiro boletim é da família de seu Raimundo Carlota e Dona Raimunda Maria conhecida como D. Zidoca. O casal mora na localidade Engano de Cima, município da Lagoa de São Francisco, são casados há 50 anos e tem três filhos. O motivo da história da família de seu Raimundo ser destaque no primeiro boletim se deu pelo o exemplo de dedicação e criatividade que a família tem. Em um quintal com menos de uma hectare a família produz frutas o ano todo utilizando pouca água. Seu Raimundo conta que o segredos é simples; plantar frutas adaptadas a realidade das chuvas na região. Entre as plantas do quintal tem a manga, a pinha, a batata doce e algumas outras fruteiras de baixo consumo de água.

A família cria também pequenos animais como galinhas, caprinos e porcos. Animais que consomem pouca água, ou seja, um exemplo assim com tanta variedade em sua casa com tão pouca água só poderia virá notícia mesmo. A água de beber da família é de uma cisterna de 16 mil litros de água que fica ao lado da casa. Para as plantas e animais a família precisa se deslocar e pegar água com auxilio de um animal em um poço cacimbão há 2 km de distancia. Mas, atualmente a família tem uma alegria extra, pois estará recebendo nos próximos dias uma cisterna calçadão que deverá guardar água da chuva para as plantas e os pequenos animais no período de estiagem. O cisternão tem capacidade de armazenar 52 mil litros de água. Eles sabem que com a chegada desta cisterna para produção a família vai poder plantar e produzir em seu quintal com muito mais tranqüilidade no verão.

IMG_0481

O Programa Uma Terra e Duas Águas da ASA Brasil tem o patrocínio da Petrobras com o apoio do Programa Água para Todos do Governo Federal. O Mandacaru estará construindo 270 implementações do P1+2 até abril do próximo ano nos municípios de Castelo do Piauí, Lagoa de São Francisco e Piracuruca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s