Comissão Municipal da Semente da Fartura se reúne e elabora calendário de atividades

DSC04375Pedro II estar empenhado para fortalecer a preservação de sua semente nativa, inicialmente a semente da agricultura familiar de base agroecológica. O Piauí tem trazido uma forte discussão a respeito do tema e nesse processo Pedro II estar bem adiantado, aliás é Pedro II o município referência para este trabalho desenvolvido pelo Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCSA.  A cidade foi escolhida por três razões bem práticas, a primeira por estar sendo desenvolvido aqui o Projeto Água Brasil financiado pela WWF e a Fundação Banco do Brasil que tem em suas metas inicias a construção de seis casas de sementes no município. Uma outra razão se dar pelo trabalho desenvolvido pelo CERAC que já vem trabalhando o monitoramente das sementes na região já algum tempo e isso se torna pioneiro no assunto. E a terceira razão se deu pela união de algumas Entidades locais que trabalham com os agricultores terem abraçado a causa firmemente como é o caso do Mandacaru, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Fundação Santa Ângela além do próprio CERAC pioneiro no tema.

Algumas atividades já foram executadas em Pedro II com presença inclusive de órgãos como a Embrapa, Ministério da Agricultura e o próprio FPCSA. Reuniões, visitas a comunidades, formação e planejamento da comissão estão nestas atividades.

Na tarde desta segunda feira (22) a comissão municipal se reuniu mais uma vez na sede do Sindicato Rural para elaborar um calendário de atividades. Nele ficou firmado encontros alguns encontros de sensibilização junto aos agricultores. Ficou agendado uma reunião com agricultores na localidade Cancão na segunda feira dia 29. Outros dois encontros na região de São Brás e Tucuns dos Pedros no dia 06 de agosto.

A comissão discutiu os temas inicias sobre a realização do I Festival da Semente da Fartura a acontecer em Pedro II no mês de outubro.

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido escolheu Pedro II como marco inicial na pauta de preservação das sementes nativas, aqui no Piauí chamado de Sementes da Fartura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s