Pedro II lamenta falecimento de Irmã Maria da Cruz

IMG_3914A cidade de Pedro II especialmente as pessoas e organizações que trabalham em ações sócias ficaram tristes com a notícia vinda da Alemanha nesta quarta feria (26) dando conta do falecimento da Irmã Maria da Cruz. Ela pertencia a Congregação Irmãs Ursolinas e realizou um grande trabalho social em Pedro II entre os anos 80 e 90. Irmã Maria tinha 93 anos e passou seus últimos dias na cidade Kolônia. Seu falecimento ocorreu na última segunda feira (24) na casa onde morava. O sepultamento foi em Kolônia nesta sexta feira (28) às 11 da manhã horário local, 07 da manhã horário aqui no Brasil.

Uma vida dedica aos mais humildes

IMG_3351

Desde cedo Irmã Maria da Cruz escolheu um vida de passar seu conhecimento e ajuda as pessoas que precisavam. Estudou biologia, química e fez até o 5° ano de medicina. Escolheu a vida missionária ingressando na Congregação Ursolinas. Foi professora até os 60 anos em uma grande escola na Alemanha, local onde conheceu o padre Norberto. Foi ali também onde nasceu a idéia de Irmã Maria vir para o Brasil.

Um acidente de moto no caminho de casa para o trabalho lhe causou uma seqüela na perna, por causa deste problema muitas pessoas em Pedro II a chamavam de Irmã Maria Pé de Ferro. Aos 60 anos veio para o Brasil onde começaria uma grande missão na promoção da justiça social. Em 1979 chegou em Pedro II onde morou os primeiros anos no Convento e trabalhando nas Cáritas. Depois passou a morar na casa da Kolping na Vila Operário onde também iniciou um trabalho social nos bairros de Pedro II. Logo se sensibilizou com moradores do bairro Santo Antonio onde iniciou um grande trabalho com as famílias. Com o apoio de outras pessoas da Alemanha construiu o Abrigo dos Idosos, uma creche, uma marcenaria e um frigorífico gerando emprego e renda aos moradores do bairro. O impacto de seu trabalho ultrapassou o bairro Santo Antonio chegando em toda a região próxima de Pedro II. Nesta expansão nasceu a Fundação Santa Ângela priorizando a educação popular para o jovem do campo e demais pessoas humildes da cidade. E assim criava uma grande semente em Pedro II para gerar vida melhor ao povo de Pedro II e municípios circunvizinhos.

Para Maria Platen, alemã que também faz um grande trabalho em Pedro II através do Mandacaru o maior exemplo de Irmã Maria que deve ficar para o povo pedrossegundense é sua determinação de sempre lutar por justiça social, nunca se conformar quando ver algo que venha a prejudicar os mais necessitados, pois assim agia Irmã Maria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s