Uma atividade envolvendo algumas organizações de Pedro II visa mapear os impactos ambientais ocorridos na nascente do Rio Corrente até o Açude Joana. A ação faz parte da programação da Semana Mundial da Água. A excussão iniciou nesta quinta (13) e conta com representantes do Mandacaru, CERAC, OAB, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ministério público, IFPI entre outras organizações. As Entidades pretendem após a realização do percurso produzir um documento pontuando os maiores impactos registrados no leito do rio.
O objetivo é analisar a que ponto a água que desce para o Açude estar sendo contaminada pelo lixo produzido na cidade e quais impurezas mais comuns podem estar sendo jogadas na água que abastece Pedro II. O lixo pode conter tanto impurezas biológicas quanto químicas no caso de metais pesados.
Devido o percurso ser de quase 08 km a excursão acontece em três momentos. O primeiro nesta quinta (13) e os outros dois na semana da Água.
Ação Prática
O Mandacaru adotou para o ano de 2014 o tema Água e Sustentabilidade. A meta é fortalecer em seus setores de atuação atividades já trabalhadas como a captação da água da chuva, o uso de forma econômica e a preservação do líquido da vida. A Entidade estar expandindo as hortas sombreadas na região através do projeto PPP-Ecos junto às famílias da Ecoescola. Uma ação que economiza até 60% de água na produção de hortaliças orgânicas.