Encontro Territorial discute Agricultura Familiar e Biodiversidade

DSC02784Um encontro recheado de idéias e debates sobre a sustentabilidade da agricultura familiar. Ações importantes também no tocante a captação da água da chuva para o consumo humano e produção na agricultura. Estes foram alguns dos temas mais debatidos durante os dois dias de realização do encontro territorial do Programa Uma Terra e Duas Águas da Asa Brasil na Ecoescola em Pedro II. O evento contou com 100 participantes entre agricultores/as, animadores de campo, técnicos e membros de comissões municipais de seis municípios dos territórios dos Cocais e Carnaubais atendidos pelo programa. O encontro foi realizado em conjunto pelo Mandacaru e CERAC.

Três oficinas temáticas fortaleceram o debate entre os participantes abordando os temas sementes da fartura, práticas inadequadas na agricultura familiar e o papel das organizações sociais nas comunidades. Entre as colocações nas oficinas tiveram destaque o uso indiscriminado de venenos na lavoura, a substituição das sementes nativas por sementes transgênicas na desculpa de produção rápida. No tema papel das organizações nas comunidades teve destaque o avanço na conquista de políticas públicas e o fortalecimento das organizações através das redes de articulação no Semiárido.

A parte final do evento teve os seguintes encaminhamentos. Os agricultores/as solicitaram o fortalecimento das ações no tocante a preservação da semente da fartura. Para isso foram sugeridos algumas ações na região como reuniões de sensibilização dos agricultores para a preservação das sementes nativas, a ampliação das casas de sementes nos municípios que deve ter o incentivo das Entidades da Asa que trabalha na região. Ficou firmado também a realização de um monitoramento no período de um ano nos caráter produtivos nas famílias beneficiadas com o programa P1+2.

O encontro territorial faz parte das ações do Programa Uma Terra e Duas Águas da Asa Brasil com patrocínio da Petrobras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s