Mulheres tem presença marcante em encontro territorial

DSC02787Um fato foi marcante e de destaque no encontro territorial do Programa Uma Terra e Duas Águas da Asa Brasil realizado na cidade de Pedro II, região norte do Piauí. A presença da mulher no evento e nos debates durante os dois dias foi impecável. Em sua grande maioria mulheres agricultoras. Esse foi um motivo de alegria para o Centro Mandacaru e o CERAC, organizações realizadoras do encontro.

Há muito tempo o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCSA que também representa a Asa Piauí vem incentivando as organizações fazer garantir a presença feminina nos eventos no estado. Mas a tarefa não tem sido nada fácil. Porém, fortalecendo esta meta o encontro territorial contou com quase 50% de seu total ter sido de mulheres. Não foi o número satisfatório e desejado ainda pelas organizações, mas foi marcante porque aconteceu de forma muita espontânea. Durante as oficinas e debates em plenárias elas estavam lá colaborando de forma muita segura o que tem sido melhor para sua comunidade e o que pode ser melhorado no Semiárido. O homem constrói, mas é a mulher que dar o toque final de beleza. Dizia dona Luzia Rodrigues do município de Lagoa de São Francisco.

A presença masculina nos movimentos no Piauí não é tão diferente de outras regiões do país. Números inclusive que não tem trazido satisfação para o a ASA Piauí tanto que a pauta de discussão e de direito equiparar essa participação vem acontecendo a cada debate na Rede de Articulação Piauiense. O Fórum tem pautado em seu calendário uma série de ações que garantam a presença feminina nas mobilizações, articulações e formações de coordenações.

Igualdade de direito e prática ainda a desejar. Um evento que traz alegria ver a presença tão forte da mulher diante de um cenário que ainda precisa avançar muito para que todos e todas tenham direitos, valores e deveres iguais.

O encontro territorial faz parte das ações do Programa Uma Terra e Duas Águas da Asa Brasil com patrocínio da Petrobras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s