Mais de 80% do lixo recolhido no Açude Joana é de garrafas pets

IMG_4759A ação pelo dia da Água promovido pelas entidades de Pedro II nesta sexta feira (21) para a limpeza das margens do Açude Joana traz uma afirmação. A quantidade de lixo no açude é de fato alto e preocupante. Quase 90% da coleta de hoje (21) foi de garrafas pet. Nem precisa explicar que uma vez estas garrafas tivessem uma reutilização não iriam parar dentro do açude contribuindo para a sujeira da água que a população bebe. O debate já é presente em várias reuniões sobre as questões ambientais. Além da conscientização a proposta é dar início a uma coleta seletiva do lixo onde se possam separar os reutilizáveis. Assim a cidade, o açude, a população futura e o meio ambiente agradecem. Foram recolhidos nesta sexta (21) quase 400 sacos de lixo. Funcionários/as do Mandacaru e alunos/as da Ecoescola também participaram do ato pelo o Dia Mundial da Água comemorado dia 22.

O debate sobre o lixo e a qualidade de água em Pedro II não são tão novos. Muito já se falou do lixo que vai para o açude que abastece a cidade. Outro agravante para isso é a localização do açude para a cidade. Como ele fica numa parte baixa e ao lado da cidade, toda a sujeira, ou parte dela produzida pela população vai parar lá dentro depois das chuvas. Um dos pontos mais gritantes é o Pirapora. “Não é possível falar de qualidade da água de beber em Pedro II se não discutir a situação do lixo”. Dizia Maria Platen em uma reunião recentemente.

SOBRE O LIXO

O poder público municipal tem a proposta de incentivar a criação de associações que possam estar trabalhando especificamente a reutilização do lixo da cidade. Para isso precisa dar início também a coleta seletiva. A proposta para a criação de um novo aterro sanitário também já estar em andamento. As idéias são bem vindas, mas as ações também precisam ser urgentes.

 Em datas como o dia da Água e do Meio Ambientes estas causas ganham força de debates. Algumas delas já transformadas em ações concretas como alguns pontos de preservação ambiental aprovados recentemente no código de postura do município.

O Mandacaru vem trabalhando a questão do lixo há um bom tempo. As atividades estão focadas principalmente na conscientização através de estudos e práticas. Há alguns anos a Ecoescola tem colocado em seus projetos pedagógicos a questão em pauta a exemplo dos projetos Xô Lixo e Selo Limpo. Em 2012 o Mandacaru realizou o primeiro Seminário sobre lixo Eletrônico. O público central para conscientização nestes projetos tem sido as crianças e jovens.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s