O programa de formação e mobilização social da Asa Brasil a exemplo do Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2 tem trazido transformações na vida das pessoas do semiárido, gerando oportunidades na estocagem de água colhida da chuva no inverno e utilizada no verão. Nossa reportagem presenciou isso no cotidiano de algumas famílias da localidade Chã dos Vianas município de Lagoa de São Francisco. Conforme relatados na matéria abaixo.
Visitamos a família de Valcir Viana e Telma. Lá foi possível presenciar a produção de hortaliças que a família tem para o consumo próprio e venda do excedente. A família utiliza técnicas de produção orgânica que aprendeu nos cursos de implementação do programa P1+2. A família diz estar muito feliz com a água estocada nas duas cisternas para o consumo humano, produção e também para seus pequenos animais.
Seu João Viana mais conhecido como seu João Bileu tem um barreiro trincheira e estar aproveitando bem a água pra produzir cheiro verde. Segundo ele já foram colhidos duas remessas de hortaliças da área de produção. Ele diz contente que aprendeu nos cursos das cisternas a fazer e usar defensivo natural na sua horta, a exemplo da solução a base de fumo. O agricultor lembra do sofrimento e despesas que tinha no verão para pegar. “Antes eu tinha que levantar de madrugada, pegar o jumento e buscar água pra casa pra dar de beber aos outros animais, quando o poço cacimbão secava eu tinha que comprar a 30 reais mil litros de água. Hoje com esse barreiro tudo mudou, até o jumentinho tá de férias, diz sorridente o agricultor.
José Pinheiro coordenador do Programa P1+2 no Mandacaru fala da luta compensadora das Entidades para ver as famílias mudarem de vida com uma cisterna em casa. “Ver exemplos como estas famílias gera força e alegria para a Asa e nossas Instituições lutarem para que o semiárido tenha a segurança hídrica, a família tenha sua água guardada para o consumo humano, para seus pequenos animais, produzir e aumentar sua renda
O Programa Um Milhão de Cisternas Rurais – P1MC e Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2 são realizados pela Asa Brasil – Articulação do Semiárido Brasileiro através de suas organizações sociais e tem como objetivo guardar a água da chuva para a família usar no verão, gerando segurança hídrica, liberdade e mudando a vida das famílias do semiárido brasileiro.