Quebrando a idéia de muitas pessoas onde afirmam que a agricultura familiar gera mais gastos do que retorno o agricultor Antonio José e sua família na comunidade São João (08 km) de Pedro II vivencia justamente o contrario disso em sua produção de batata doce. Nossa reportagem fez uma visita a área de batateiras de Antonio José e comprovou que alem de saudável a produção estar garantida em 2014.
Ao ver tanto verde e bons frutos foi impossível não perguntar seu investimento na produção das batatas. “Eu gastei apenas duas diárias neste espaço que tem aproximadamente 400 m²”, afirmou Antonio José. Indo para o papel não ficou difícil de calcular custo benefício. Segundo o agricultor sua expectativa de produção é de aproximadamente 500 kg de batata no local, preço de 2,00 reais soma um mil reais. Produção suficiente para alimentar a família por um bom tempo e ainda vender gerando renda. Bem, considerando a diária de 35 reais somando algumas diárias no plantio e cultivo a família não chegou a gastar R$ 150,00 o que gera uma margem de lucro bem alto.
A família estar vendendo o excedente, gerando renda e ainda se alimentando com um dos produtos mais ricos em vitaminas já registrados por especialistas. Ou seja, quem diz que a agricultura familiar não gera lucro é melhor repensar suas idéias.
Essa é uma família que tem aluno na Ecoescola e também trabalha uma roça orgânica com o acompanhamento dos técnicos e alunos na produção agroecologica.
Nossa reportagem teve a companhia do amigo Guido da Alemanha que ao término dos trabalhos pode experimentar uma receita da família. Batata com leite, uma delícia.