Entidade fortalece famílias agricultoras na Convivência com o Semiárido

IMG_1891Antes de tudo a força de vontade e o planejamento. Estes dois ingredientes puxam os principais itens para uma agricultura familiar mais forte e geradora de segurança alimentar. Com ênfase neste foco o Mandacaru iniciou este ano (2015) a assessoria técnica na produção da agricultura familiar a 44 novas famílias envolvendo três comunidades. Nesse contexto a Entidade vem realizando uma série de eventos junto as famílias beneficiadas das localidades Mangabeira, Enjeitado e Assentamento Pedra Branca.

O processo acontece na seguinte metodologia: Consulta na família se ela tem interesse de receber assistência técnica através do Mandacaru naquilo que ela já cria em casa, seja bode galinha ou suíno, (animais de pequeno porte). Depois disso acontecem vistorias nas instalações da área de casa ou quintal unindo a experiência da família com o conhecimento do técnico e assim segue o processo de inclusão da comunidade no sistema de fortalecimento, planejamento e intercâmbios da agricultura familiar. A idéia é de que o acompanhamento técnico a essas localidades tenha duração de dois anos.

Um outro fato importante também é que há uma parceria de forças entre as famílias e o Mandacaru. Nessa parceria são discutidas as tarefas que cada um pode realizar. Ou seja, trabalho e contra partida. Nas contra partidas da família se incluem a construção de casas ou apriscos para os animais, participação em curso e intercâmbios, além da família se disponibilizar em receber agricultores de outras regiões que vierem para conhecer a experiência ou história da família participante do projeto. Caso alguma não esteja disposta e cumprir os critérios não poderá participar do projeto que visa engrandecer a força da família agricultora das comunidades nas técnicas de convivência com o Semiárido. A parte do Mandacaru consiste em buscar apoio financeiro para estruturação da área da família a aplicação das atividades, o calendário de tarefas, a coordenação dos planos, a realização dos curso e intercâmbios além é claro de se fazer cumprir o cronograma de ação do planejamento.

IMG_1918

Nesse primeiro momento todas as 44 famílias terão o direito também de receber animais para aumentarem seu rebanho. As famílias acompanhadas com caprinos por exemplo, recebem cinco cabras e um bode.

Um outro fator positivo aplicado dentro do projeto entre Mandacaru e as famílias são as tarefas em forma de mutirão onde umas famílias ajudam outras na construção das novas instalações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s