Uma grande manifestação popular em defesa de políticas públicas para o Semiárido foi realizado em Petrolina – PE no último dia 17 de novembro. Aliás, uma grande caminhada que iniciou em Petrolina e terminou em Juazeiro na Bahia onde o percurso fez a travessia da ponte que liga os dois estados Pernambuco e Bahia.
O Centro de Formação de Mandacaru esteve presente neste momento forte de luta dos povos do Semiárido com uma delegação formada por funcionários e famílias agricultoras que a entidade trabalha nas comunidades.
De Pedro II foram dois ônibus com um total de 95 pessoas. Além do Mandacaru outras organizações como a Fundação Santa Ângela, Sindicato do Trabalhadores/as, CERAC e Comunidade Kolping também estiveram presentes. Do Piauí foi um total de 500 pessoas.
O Ato Público teve início às 08 da manhã no centro de Petrolina reunindo quase 20 mil pessoas. A manifestação saiu em caminhada passando pela ponte sobre o Rio Francisco chegando na orla do rio na cidade de Juazeiro – BA. O evento teve como tema “Por um Semiárido Vivo, Nenhum Direito a Menos” e busca reivindicar junto ao Governo Federal a continuidade dos projetos sociais para o semiárido como o acesso a água e a produção de alimentos na agricultura familiar.