MANDACARU PARTICIPA DE ENCONTRO NACIONAL DE JUVENTUDE E AGROECOLOGIA

img_20161027_081220679O Encontro “Diálogos sobre Juventudes e Agroecologia”, realizado entre os dias 26 e 28 de outubro, em Recife-PE, pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em parceria com o Instituto Sociedade e Natureza (ISPN), Centro Sabiá e AS-PTA reuniu na capital pernambucana mais de 150 jovens representantes de cada estado brasileiro. Do Piauí participaram Francisco de Castro Oliveira representando o Centro de Formação Mandacaru e a jovem Kelryle Rafaelle representando a juventude.

sam_0011 O evento teve como objetivos promover a troca de experiências e conhecimentos entre as juventudes, visando o fortalecimento das identidades camponesas; conhecer os coletivos e redes de juventudes que atuam na perspectiva da agroecologia; e fortalecer as juventudes em torno da pauta da agroecologia e da criação de coletivos e redes de juventude com incidência no nível local, regional e nacional.

Foi discutido pelos jovens os fatores que atrai e repulsa a juventude do campo. Entre os fatores que ocasionam maiores dificuldades e apareceram com mais força como limitantes à permanência do jovem na zona rural  estão relacionados ao acesso à terra e a à água, a estiagem prolongada, as grandes obras, o agronegócio, a violência no campo, o machismo, a educação descontextualizada e o preconceito contra as populações do campo. Já as políticas públicas de acesso à água, os fundos rotativos solidários, os movimentos sociais, a agroecologia e a organização política da juventude foram lembrados como fatores que contribuem para a permanência do jovem no campo.

Durante a programação foi organizado um cortejo e um ato político e cultural contra os retrocessos aos direitos conquistados pela juventude impostos pelo Governo Federal atual como a proposta de reformulação do ensino médio e a Proposta de Emenda à Constituição 241, aprovada na Câmara e em tramitação no Senado (PEC 55), que congela investimentos na saúde a na educação por 20 anos.

A culminância do encontro se deu pelo encaminhamento de propostas e estratégias para fortalecimento da agroecologia e o enfrentamento da situação política atual. Foi organizado a criação de um Grupo de Trabalho (GT) de Juventude para Articulação Nacional de Agroecologia. Foram escolhidos dois nomes (de uma moça e de um rapaz) para representar cada região no GT de Juventude. A primeira reunião do GT de juventude da ANA ficou marcada para os dias 14 e 15 de fevereiro de 2017, em Recife.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s