Com o objetivo de fortalecer a organização comunitária, a segurança alimentar e a formação política das famílias agricultoras, o Centro de Formação Mandacaru realizou nos dias 21 e 22 de outubro um encontro com representantes de quase 50 famílias que a Entidade assessora na área da agricultura familiar. O evento trouxe em pauta temas atuais que estão diretamente ligados a estas famílias, ações que contribuem direto ou indiretamente na segurança alimentar das mesmas, temas como conjuntura política atual e agroecologia. Foram dois dias de debate e trabalhos em grupo com a participação das famílias.
O Mandacaru teve a preocupação também de incluir no evento temas como os impactos ambientais dos grandes projetos no Semiárido e os avanços ou desafios das famílias junto a seus projetos de fortalecimento na segurança alimentar.
Os crescentes cortes orçamentários do Governo Federal em diversos setores tem atingido diretamente e de maneira muito forte a continuidade de projetos sociais no Semiárido como o acesso a água e a terra, por isso o tema conjuntura política atual trouxe a discussão sobre as ações na economia ou na política que tendem a afetar as comunidades rurais.
A necessidade da família agricultora produzir de maneira agroecologia também foi discutida. Na parte prática os participantes visitaram duas áreas na Ecoescola sendo a roça agroecológica e a criação de abelhas nativas financiado através do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais – PPP Ecos do Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN.
No segundo dia um outro tema apresentado foram os grandes projetos que aos poucos estão se instando no Semiárido Brasileiro. Entre eles o MATOPIBA, plano do Governo Federal que pretende atuar nos cerrados do Brasil trazendo enormes impactos ambientais como a degradação das terras, poluição das águas e a retirada de famílias de suas comunidades. O MATOPIBA envolve uma grande área de terras dos Estados do Tocantins Maranhão, Piauí e Bahia.
Na parte final do encontro ocorrido na Ecoescola foram discutidos avanços e desafios nos projetos trabalhos pelas famílias que tem assessoria do Centro Mandacaru. Entre os avanços colocados está o aumento na geração de renda. Já nos desafios algumas famílias lembraram que a grande estiagem dos últimos anos tem afetado os quintais produtivos e o armazenamento de água.