Manifestação contra PEC 55 fecha ruas da capital piauiense

manifestacao-01Manifestantes foram às ruas da capital na manhã desta quinta-feira (1º). O prostesto teve início na Praça João Luís Ferreira, Centro de Teresina, e se estendeu para a Avenida Frei Serafim, Tribunal de Justiça e, por fim, Assembléia Legislativa. Eles protestaram contra a PEC 55 e pediram melhorias para a educação do campo e reforma agrária.

O Centro de Formação Mandacaru esteve presente na manifestação com uma equipe que contou com técnicos e famílias agricultoras. “Esse é um momento importante para participarmos e mostrar nossa posição contra as proposta desse governo que só vem a prejudicar a agricultura familiar”. Disse o agricultor Valmir de Sousa Moreira do Assentamento Arara.

Movimentos sociais, sindicais e pastorais sociais da igreja católica estiveram presentes no protesto na capital piauiense. De acordo com o manifestante, João Evangelista, a manifestação tem objetivo de reivindicar direitos para a população. “Nós estamos aqui para reivindicar mais direitos para a população do Estado do Piauí, defender o direito a terra, o direito a água, moradia, salário justo, educação de qualidade e contra a PEC 55”, disse.

A professora Lucineide Barros completou que a o protesto serve também para chamar atenção do governo sobre a questão de melhorias na educação do campo.

“A nossa perspectiva é a da educação do campo. Nós construímos na UESPI três cursos ligados ao campo, esses cursos estão com recursos atrasados desde dezembro do ano passado. Aqui no Estado do Piauí está faltando a contrapartida necessária para que os cursos tenham continuidade. Então nós entendemos que são testemunhos que dizem de uma falta de compromisso e irresponsabilidade não apenas com a reforma agrária, mas também com a educação do povo do campo”, concluiu.

A PEC 55 – Proposta de Emenda Constitucional, é pauta de defesa do Governo Temer e sugere limitar os gastos públicos. Caso a proposta seja aprovada, a agricultura familiar entre outros setores do país sofrerar fortes cortes.

Redação: Letícia Gonzaga

Adaptação: Neto Santos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s