Café com tapioca reúne no final de tarde famílias para falar sobre Semiárido

img_2072Finalzinho de tarde, no alpendre a conversar sobre um tema familiar, o Semiárido. Essa pode ser algumas das definições de uma reunião entre famílias agricultoras da comunidade Palmeira dos Ferreiras a 18 km de Pedro II na tarde desta  segunda feira dia 26, pós festa de Natal. Reunião muito agradável que a equipe do setor de Agricultura Familiar do Centro Mandacaru acompanhou, participou e motivou as famílias a se reunirem para debater e rever as conquistas e necessidades da comunidade. Uma roda de prosa que tanto agradou ficando a vontade de acontecer em outros momentos dentro da comunidade para falar das riquezas e desafios desse chão chamado Semiárido.

A reunião aconteceu no alpendre da residência da família de seu Gonzaga e Ana Lúcia e conforme o nome foi encerrada com um delicioso café com tapioca no finalzinho da tarde.

O encontro teve também a proposta para a agricultora Ana Lúcia apresentar sua experiência de participar do Encontro Nacional da ASA – ENCONASA em Mossoró – RN, evento que reuniu mais de 500 pessoas onde sua maioria era agricultores/as.

Durante sua fala, Ana Lúcia relatou duas informações que ficaram em sua memória no Enconasa. “Não me esqueci do depoimento de uma pessoa indígena onde relatou que em sua comunidade não usavam veneno na lavoura, pois sabiam que essa é uma das maneiras das pessoas lá não contraírem o câncer”, disse Ana Lúcia. O outro assunto que ela falou também foi sobre o intercambio que visitou durante o evento. “Percebi que lá as pessoas são organizadas por isso a feira da economia solidária que eles realizam faz tanto sucesso”, disse.

A equipe do Centro Mandacaru falou durante sua apresentação da importância da comunidade manter viva a chama da espiritualidade, da solidariedade, pois esses são fortes elementos de motivar a comunidade a conquistar uma vida melhor, principalmente em políticas públicas.

Um outro tema também debatido foi a atual conjuntura política onde as famílias agricultoras presentes se mostraram bem atualizadas na série de medidas tomadas pelo o Governo Federal que podem afetar de forma negativa suas vidas no campo.

O encontro reuniu quase 50 pessoas e claro, pra fechar com chave de ouro, no final foi servido a todos um delicioso café com taioca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s