A Ecoescola Thomas a Kempis recebeu na manhã desta segunda feira (06), Carlos Humberto Campos, coordenador do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido e representante do Piauí na Coordenação Executiva da ASA Brasil. Carlos Humberto esteve na escola para proferi palestra com o tema “Conjuntural Social e Política: chaves para compreensão e caminhos para ação” que teve como público os alunos do Ensino Médio, técnicos e professores/as da escola. Por quase duas horas, o sociólogo explanou os desafios da conjuntura social atual e motivou o público a interagir no tema.
Um dos primeiros pontos que o palestrante abordou foi quanto a previdência social, dizia ele: “Há economistas com estudos e pesquisas afirmando que a previdência tem como garantir a aposentadoria do trabalhador ou trabalhadora quando precisar, o problema é que o governo quer que a população pague cada vez mais a conta deste País”.
Carlos Humberto lembrou também que a população precisa se apoderar melhor quanto a participação política e assim criar mais força para cobrar dos governantes que os recursos sejam utilizados de maneira que a população seja a principal beneficiária. “O político não está no poder para enriquecer alguém ou defender interesses particulares, ele estar lá para atender a necessidade da comunidade”, dizia Carlos.
Para o professor de história Laércio é preciso que a sociedade esteja sempre alerta para cobrar das autoridades públicas o que de fato ela tem direito principalmente na saúde e educação.
Para a Adeodata dos Anjos, Diretora da Ecoescola, os temas abordados na palestra enriquecem o conhecimento além de fortalecer o senso crítico de todos os participantes de momentos com este.
A palestra de Carlos Humberto Campos abrilhantou a programação dos dois dias de integração que os alunos do Ensino Médio estar participando na escola que acontecem dias 06 e 07. Eles voltam à escola no dia 14 de fevereiro quando tem inicio o ano letivo.