Se a população observar com maior atenção vai perceber que nos dias atuais uma grande quantidade de alimentos com agrotóxicos chega de forma bem silenciosa nas refeições do brasileiro. No contra ponto dessa realidade vem várias organizações e articulações no Brasil que promovem ações no objetivo de fortalecer a produção de alimentos agroecológicos, possibilitando os mesmos chegarem na mesa dos brasileiros. Assim sendo, se tem a certeza também de que a população tendo acesso a alimentos produzidos de forma agroecológica é também a garantia de se consumir produtos mais saudáveis.
Nessa linha de defesa, assim como muitas outras organizações da região norte do Piauí, vem o Centro de Formação Mandacaru trabalhando com várias famílias da região a produção de produtos sem agrotóxicos através do setor de agricultura familiar como hortaliças e legumes através de hortas e quintais produtivos.
Com o objetivo de gerar renda familiar, facilitar o acesso das famílias de Pedro II a produtos agroecológicos e motivar a população a consumir produtos da agricultura familiar, o Mandacaru em parceria com o Fórum das Entidades vem realizando a tradicional feira da fartura de Pedro II. Ela acontece sempre na terça feira da Semana Santa, um dia antes da grande feira em que as pessoas vão às ruas para comprar os alimentos da Semana Santa.
A feira da fartura acontece um dia antes desta outra grande movimentação na cidade para que a população possa em primeiro lugar ter acesso a produtos agroecológicos vindo diretamente da roça.
A cada ano que passa a feira da fartura tem apresentado uma maior participação de agricultores vendendo seus produtos e consequentemente maior quantidade na variedade de produtos ofertados.
Portanto, contagem regressiva para a VII Feria da Fartura, pois faltam menos de 08 dias. Este ano ela acontece no dia 27 de março no local de sempre, ou seja, na Praça da Matriz de Pedro II. Evento que também tem o apoio da Prefeitura Municipal.