Seminário da Juventude em Nazaré, reúne 120 jovens

Aconteceu no último dia 19, em Nazaré, município de Lagoa de São Francisco (PI), o I Seminário da Juventude, voltado para os jovens do semiárido piauiense. O evento foi promovido pelo Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) e o Fórum Microrregional de Cocais. O objetivo do seminário foi o de aprofundar e refletir sobre a conjuntura política atual do Brasil.

Estavam presentes no evento representantes da Kolping, Cáritas Regional, CERAC, Centro Mandacaru e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II. O cacique Henrique iniciou o evento dando as boas-vindas a todos e fazendo uma mística indígena. Após a abertura, ele falou da luta do reconhecimento dos indígenas Tabajaras, da comunidade Nazaré. Em seguida, os senhores Pinheiro e Zé Maria conceituaram e falaram sobre as ações desenvolvidas pelo FPCSA em todo o semiárido do Estado.

“O FPCSA é comprometido em proporcionar vida digna para todos do semiárido, e o nosso objetivo com esse seminário é o de aguçar a curiosidade e o interesse dos jovens aqui presentes, para contribuir e dar continuidade às ações do Fórum, futuramente”, indagou Zé Maria, coordenador do CERAC.

Carlos Humberto, assessor da Cáritas Brasileira Regional do Piauí, fez a análise de conjuntura política social do Brasil. Após a sua fala, Carlos promoveu um debate entre os jovens com esclarecimento de dúvidas e desabafo da insatisfação de algumas pessoas com a atual situação política, social e econômica do Brasil. Carlos pediu aos jovens que fiquem atentos na hora do voto, e procurem pesquisar sobre a vida pregressa política de seus candidatos e que analise as suas propostas antes de votarem. “Precisamos mudar esse cenário político atual do Brasil, porque pior não pode ficar”.

“Precisamos de formação em política e análise de conjuntura para os jovens, só assim manteremos o nosso senso crítico e nos empoderamos cada vez mais para garantirmos a nossa participação em espaços de debates como este”, destacou Aury Cardoso, jovem participante do evento.

O Seminário foi muito bem aceito por todos e pediram a continuidade com outras temáticas voltadas para os jovens, fazendo assim com que se promova o II Seminário da Juventude, muito em breve.

Um grupo de hip-hop formado por jovens da região, fez uma apresentação de dança no encerramento do seminário.

Estudantes da Ecoescola Thomas a Kempis estiveram presentes no Seminário.

ASCOM_FPCSA / Cáritas_PI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s