Mandacaru continua colhendo bons frutos

Para conviver com o Semiárido se faz necessário passar por várias fases na história, desde a motivação, construção de ações sustentáveis, divulgação das boas práticas e a criação de oportunidades para as pessoas que aqui vivem e sentem o gosto de buscar uma vida melhor. Há 27 anos o Centro de Formação Mandacaru trabalha nestes campos, vencendo desafios e colhendo valiosos frutos na caminhada a exemplo das mais de 10 mil famílias que conquistaram uma cisterna para guardar a água da chuva; as mais de mil famílias que tiveram a oportunidade de colocar seu filho em uma das duas escolas do Mandacaru, além de várias outras conquistas no campo das escolas bíblicas e da agricultura familiar.

Esses frutos continuam chegando e como não poderia ser diferente gerando alegrias para as pessoas colaboradoras deste projeto por um Semiárido mais rico em vidas.

O mais recente fruto vem de três ex alunas, (Maria da Conceição, Marta Moreira e Conceição de Maria), filhas de agricultores e que estudaram na Ecoescola Thomas a Kempis até o final do ano de 2017. Atualmente elas estão cursando seus estudos em nível superior na cidade de Cocal da Estação, região de Parnaíba, norte do Piauí. Lá elas estão colocando em prática o que viram, debateram e aprenderam durante esses anos. A mais recente ação aconteceu durante um trabalho escolar realizado num colégio da cidade onde estudam. Na oportunidade elas construíram uma horta suspensa para a produção de hortaliças agroecológicas contendo compostagem orgânica, mostrando de forma prática um projeto sustentável. Sendo esta uma das práticas que a Ecoescola trabalha com seus alunos. Maria da Conceição, uma das estudantes enviou uma mensagem de agradecimento a Direção da escola onde relatam o seguinte: “Hoje apresentamos nosso projeto integrador II e nosso tema foi: Compostagem de resíduos sólidos orgânicos, práticas inovadoras”. A estudante acrescentou também: “Aproveitamos os conhecimentos adquiridos aí na Ecoescola e trabalhamos nosso projeto em cima da temática compostagem, ganhamos vários elogios com a escolha do tema, além da aula prática que fizemos com os alunos. A gente mostrou o processo de compostagem pra eles e com o composto feito, produzimos uma pequena horta suspensa na escola. Foi um sucesso, sabemos que estes conhecimentos adquiridos devemos a vocês. Agradeço a todos da Ecoescola em nome de todas nós”. Finaliza a estudante Maria da Conceição.

“Exemplos práticos assim nos motiva a continuar trabalhando com as famílias agricultoras. Nos mostra também que estamos no caminho certo, colhendo bons frutos a exemplo das nossas ex alunas”. Disse Rogério Alves, diretor da Ecoescola Thomas a Kempis. A Professora Jaqueline de Souza, coordenadora pedagógica também falou da grande alegria ao receber uma mensagem assim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s