“Não podemos abordar o tema apenas em dias comemorativos porque água não se desperdiça nunca”. Dizia dona Teresinha Viana, uma das participantes do Ato Público pelo dia da Água realizado na localidade Açude Caldeirão, a 10 km da cidade de Piripiri na manhã desta sexta feira dia 22 de março. O movimento foi realizado pelo Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCSA através de suas organizações que atuam no norte do Piauí e apoiado pelo Polo Sindical da FETAG localizado em Piripiri.
O ato público foi realizado nas margens do Açude Caldeirão e contou com a participação de alunos das escolas públicas das comunidades vizinhas, representantes dos Sindicatos Rurais da região, agricultores, caravanas organizadas pelas Entidades do FPCSA, além de uma delegação do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA de Picos, região Sul do Estado.
Eram 07 da manhã quando as caravanas começaram a chegar das diversas cidades da região. Ás 08:00 hs deu-se início a mística e em seguida as falas dos convidados.
Valmir Soares do Centro de Formação Mandacaru foi uma das pessoas a fez uso da palavra. Entre outros pontos, Valmir disse que o acesso a água é política pública, um tema inclusive debatido na Campanha da Fraternidade deste ano. Lembrou também que preservar a água é dever de todos, seja autoridades ou população.
Betânia Soares, integrante da Coordenação do FPCSA e também representante da Federação dos Trabalhadores/as na Agricultura – FETAG PI, disse também que este é um momento das organizações estarem unidas em defesa da água e ainda em defesa dos direitos dos trabalhadores. Betânia lembrava do debate em Brasília para a reforma da previdência, onde tem propostas que visam eliminar direitos históricos adquiridos dos trabalhadores/as.
Após as falas dos convidados, os manifestantes fizeram uma caminhada até a parede do açude, onde foi realizado um grande abraço ao Açude Caldeirão, simbolizando a proteção aos mananciais de água.
O Centro de Formação Mandacaru esteve presente no ato público com uma caravana de 17 pessoas, inclusive estudantes da Ecoescola que também se juntaram as demais organizações em defesa do liquido da vida, a Água.