Ecoescola recebe Intercâmbio Estadual

A Ecoescola Thomas a Kempis sediou nos dias 24 e 25 de maio um evento que debateu as conquistas e desafios da educação do campo, suas perspectivas e ações estratégicas na busca de uma educação de qualidade. Foi o intercâmbio de professoras/es das escolas que receberam uma cisterna, evento que reuniu quase 70 pessoas do norte e centro sul do Piauí, incluindo direção, coordenação, professores, monitores e secretários de escolas. O intercâmbio é promovido pela Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA Brasil, com o apoio da Kindermissionswerk da Alemanha. É um evento que vem acontecendo em cada estado do Semiárido Brasileiro onde a ASA tem atuação. No Piauí esta atividade é executada pelo Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCSA também conhecido como ASA Piauí. Pedro II foi a cidade do Piauí escolhida para o evento, ficando o Centro de Formação Mandacaru com a missão de sua realização.

A programação do intercâmbio contemplou uma mesa de conversa, duas palestras e apresentação das experiências de três escolas, sendo uma de Pedro II, uma de Milton Brandão e uma de Ipiranga do Piauí. Foi um espaço também valioso no debate sobre temas como a qualidade na educação, o fechamento de escolas do campo, os desafios do modelo de educação contextualizada, o acesso a água através da cisterna ao lado da escola, além de outras questões relacionadas aos saberes e tradições culturais das comunidades no âmbito da proposta pedagógica das escolas.

Entre as apresentações das propostas pedagógicas estava a Ecoescola Thomas a Kempis. A apresentação foi divida em dois momentos, sendo a visita de campo nas áreas da escola onde foram mostrado o manejo, produção e cultivo das hortas agroecológicas e composto orgânico. O outro momento foi a apresentação de uma pesquisa científica de autoria da professora Jaqueline de Sousa mostrando através de depoimentos, o quanto os jovens mudaram seu olhar sobre o lugar em que vivem após alguns anos de ingresso na escola.

Ficou encaminhado na parte final do intercâmbio o compromisso dos participantes darem continuidade as ações que fortaleçam a educação contextualizada em suas escolas. O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCSA se comprometeu também a continuar promovendo espaços com essa temática para a promoção e valorização da educação do campo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s