Preocupadas com a situação em que se encontra o Brasil nesse momento quanto a ação devastadora da covid-19 que tem deixado o sistema de saúde em colapso, com hospitais sem vagas de leito. E mais preocupadas ainda com a quantidade de vidas perdidas diariamente, algumas organizações da sociedade civil de Pedro II uniram-se e lançam nessa quinta feira, (18) a “Campanha em Defesa da Vida”. Ela traz dois focos estratégicos de ação. O primeiro deles é sensibilizar a população a fazer a sua parte como usar máscara, fazer o distanciamento social e evitar aglomerações, ações simples capazes de causar grandes impactos positivos. O outro foco é cobrar das autoridades, principalmente local como Vereadores/as, Prefeitura e Ministério Público a fazerem cumprir os decretos estadual e municipal que visam a maior segurança da população.
A Campanha em Defesa da Vida traz algumas ações práticas buscando alcançar seus objetivos como mensagens em carro de som diariamente nas ruas da cidade de Pedro II, a produção de vídeos para as redes sociais, buscar dialogar com os órgãos públicos o reforço das ações sanitárias e participar de entrevistas nos veículos de comunicação, inclusive a Rádio FM Matões faz a abertura da campanha em seu jornalismo também já nessa quinta feira, (18.03).
No primeiro momento 07 organizações integram a campanha que são: Centro de Formação Mandacaru de Pedro II, Obra Kolping do Piauí, Obra Kolping Pedro II, Sindicato dos Servidores Municipais – SINDSERM, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Piauí e Matões FM. Mas a proposta é trazer mais organizações como as direções de escolas, imprensa e órgãos públicos para somarem forças.
A campanha tem início nessa quinta feira, (18) e segue pelas semanas seguintes. Nesse primeiro momento não há um prazo de duração da campanha, pois tudo vai depender da força de ação da pandemia.